Esf e o outubro rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM PEDRO II
BACHARELADO DE ENFERMAGEM




A ESF E O OUTUBRO ROSA

Salvador
2011
ANAPAULA OLIVEIRA
GIRLENE BORGES
NEIRE MOTA
NADJA SILVA
NILSINEIA LIBERATO
SUERLYSVIEIRA
TAILCE LEÃO
TATIANE LIMA
VANESSA MUNIZA ESF E O OUTUBRO ROSA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Dom Pedro II, pela turma AN05como requisito parcial para avaliação da disciplina de Saúde da Família.

Orientador: Profª Sandra Conceição

Salvador
2011Introdução
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama eestimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês deoutubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Movimento outubro rosa
Em 1997, entidades dascidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hojedirecionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depoissurgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
Outubro rosa no Brasil
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao...
tracking img