Escolas dos Annales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



INTRODUÇÃO




Através desse artigo, iremos caracterizar os principais fundamentos da Escola dos Annales, com base no texto de José Carlos Reis que tem como título “Escola dos Annales, A inovação em História”, sua ruptura com a história tradicional e a sua nova roupagem através da Nouvelle Histoire. Destacaremos como o historiador vai agir nas suas pesquisas nesse contexto de disputasteóricas, e quais seus novos métodos, do qual se destacou a interdisciplinaridade, que seria a História ligada as ciências sociais. Após o texto de José Carlos Reis, iremos demonstra uma analise das principais características dos fundadores de uma nova história, com argumentos do historiador Peter Burke relatando as transformações ocorridas entre os grupos de historiadores. Para tanto um novocaminho cheios de desafios perante o movimento dos Annales. Tece discussões sobre a revolução de uma nova história.




Em principio começaremos falando sobre a “Nouvelle Histoire” em que já houve muitos equívocos, mas José Carlos Reis se fundamentou na interpretação de Le Roy Ladurie e também na de Furet. Estes diziam que a nova historiase daria através da influência e aproximação com as ciências sociais, e que só foi possível através dos debates com sociólogos, filósofos, geógrafos e Historiadores.
Antes dessa nova história se torna homogênea e um espírito corporificado, houve vários combates, conjunto de posições criticas de defesas e ataques. É sobre essa nova história ligada as ciências sociais, o motivo dessa ligação eo contexto que se inseria naquela época, que o autor vai ressaltar em seu livro “A Escola dos Annales- A inovação em História”.
Havia na França predomínio ainda dos ensinos de professores adeptos da história tradicional e a nova história vinha para combater com essa historia tradicional, mostrando um novo viés pela qual o historiador deveria percorrer, dentro dessa nova via de direção, destacadao caminho das ciências sociais, ou seja, a história junto com as ciências sociais ou até mesmo uma ciência social, para romper com a tradição e renovar os seus estudos.
José Carlos Reis destacou os rompimentos com a tradição dizendo:

“Em linhas gerais, esse rompimento com a tradição pode ser descrito assim: abandonou o pressuposto da história produzida pelo sujeito consciente através doEstado-Nação, recusando a história política, radicalizando excessivamente o projeto de Simiand; abandonou o pressuposto do estudo do singular, do específico, do ir repetível, recusando o “evento”; abandonou o pressuposto do fim que justifica todo o passado, o presente e o futuro, recusando a forma negativa do discurso histórico: abandonou o pressuposto do sujeito consciência cívica, de si ou declasse, recusando a ação social prescrita por essas consciências; abandonou o pressuposto da história partidária, parcial, a serviço de poderes religiosos e políticos, recusando a ideologização do discurso histórico; abandonou o pressuposto do tempo cronológico, linear, irreversível, recusando o evolucionismo progressista; abandonou o pressuposto da história conhecimento do passado, recusando a“Historia-museu”. (Reis, 2000, p.66-67).

A escola dos Annales herdará a interdisciplinaridade, através de Febvre e Bloch, que já era desenvolvida na universidade de Estrasburgo. Do qual estes eram professores de História. Nessa universidade havia vários conflitos e disputa que envolvia os alemães e franceses, então como diz Carlos Reis, é nesse meio que se elaborou o espírito dos Annales; recebendotambém a recusa do engajamento político imediato.
Sabemos pois que, teoria significa muito mais que uma mentalidade sistematizada, ela tem o significado mais profundo do que isto, seu real significado é: Sistematização da realidade. Febvre começou suas apologias quando viu a necessidade de um novo fazer história, ele também dedicou-se no estudo da mentalidades coletivas e as suas transformações....
tracking img