Escola De Annales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE ANNALES

A chamada escola dos Annales é um movimento historiográfico que se constitui em torno do periódico acadêmico francês Annales d'histoire économique et sociale, tendo se destacadopor incorporar métodos das Ciências Sociais à História; há que referir que o seu nascimento é também um reflexo da conjuntura: estava-mos em 1929, ano da Grande Crise econômica que assolou os EstadosUnidos, bem como a Europa: Alemanha e França, em maior escala: os Annales visam ser como um retrato do espectro de '29, uma época de mutações, que iria ser como que a catapulta essencial para um novotipo de história, a econômica, a social...).

Fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929, propunha-se a ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos (histoireévénementielle), substituindo o tempo breve da história dos acontecimentos pelos processos de longa duração, com o objetivo de tornar inteligíveis a civilização e as "mentalidades".

A escola dos Annalesrenovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das Ciências Sociais(História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando os métodos pluridisciplinares.

Em geral, divide-se a trajetória da escola em quatro fases:

Primeirageração - liderada por Marc Bloch e Lucien Febvre
Segunda geração - dirigida por Fernand Braudel
Terceira geração - vários pesquisadores tornaram-se diretores, destacando-se a liderança de JacquesLe Goff e Pierre Nora, além de Philippe Ariès e Michel Vovelle; na arqueologia, destaca-se Jean-Marie Pesez.
Quarta geração - a partir de 1989.

História e características[editar | editarcódigo-fonte]
Os fundadores do periódico (1929) e do movimento foram os historiadores Marc Bloch e Lucien Febvre, então docentes na Universidade de Estrasburgo. Rapidamente foram associados à abordagem...
tracking img