Escola de annales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola dos Annales x Porto de Joinville

Pelo que nos dá a entender é que são mais ou menos na mesma época e ambos são da época positivista, pois falam de movimentos históricos, que notamos quehistória e ciência podem estudar muitas coisas que parecem não ter nada em comum e a partir do momento em que lemos percebemos observações que se prestarmos a atenção são interessantes. A Escola dosAnnales foi um movimento historiográfico surgido na França, durante a primeira metade do século XX.
Nessa parte podemos notar as citações em comum com a historia do Porto de Joinville, pois existem datasmais não se aprofundam exatamente no assunto. Desde o século XVIII, quando a História passou a ser notada como ciência, os métodos de se escrever e pensar sobre História conquistaram grande evolução.A historiografia passou por grandes modificações metodológicas que permitiram maior conhecimento do cotidiano do passado, através da incorporação de novos tipos de fontes de pesquisa. Ainda assim, noinício do século XX, questionava-se muito sobre uma historiografia baseada em instituições e nas elites, a qual dava muita relevância a fatos e datas, de uma forma positivista, sem aprofundar grandesanálises de estrutura e conjuntura.
Formam conjunturas bem parecidas com a Escola dos Annales. Nas primeiras décadas, até por volta de 1880, a ligação com a colônia Dona Francisca, como eraconhecido o pequeno núcleo colonizador do norte catarinense, fazia-se por precárias embarcações de pequeno porte. Transportando pessoas e cargas, faziam o percurso entre São Francisco do Sul e Joinville emviagens de até quatro horas.
O único trajeto que não era feito por transporte individual era a ligação marítima entre São Francisco do Sul e a nova colônia, feita por barco. Adiante, por volta de1870, instalou-se um serviço de transporte mais eficiente, com embarcações de maior porte. Rebocadores que realizavam a travessia em até duas horas e com frequência regular, transportavam, num fluxo...
tracking img