Escola de posicionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Critica da Escola de Posicionamento
Em relação às criticas a escola do posicionamento, alegam que o processo de criação de estratégias excessivamente deliberado prejudica o aprendizadoestratégico, uma vez que as técnicas analíticas não auxiliam no desenvolvimento estratégico, podendo às vezes corrigí-las.
A perda do equilíbrio pela grande inclinação para o ambienteexterno (indústria, concorrência) em detrimento das capacidades internas;
O processo altamente analítico e calculista tolhe a criatividade de estratégias inovadoras e ocompartilhamento e engajamento dos atores envolvidos;
A ênfase em análise e cálculo reduziu seu papel da formulação da estratégia para a condução de análises estratégicas em apoio ao processo.

Amaior critica está relacionado a conhecida estratégia de meio termo, que é aquela que tem dois tipos de estratégias e acabam não obtendo excito em nenhuma delas. São aqueles que nãopossuem capacidades para utilizar a estratégia de diferenciação e nem a de liderança de custos, o qual teria baixa rentabilidade. Segundo Mintzber a liderança de baixo custo não é umaestratégia oposta mais sim uma ferramenta necessária para sustentar uma posição diferenciada.
Mintzberg defendia um estabelecimento de baixo custo, em um cenário de altos benefícios e grandesvalorizações pelos consumidores. Sendo assim eles, suas produções eram exatamente para saciar as necessidades dos consumidores, com uma administração cuidadosa para que só gastem onecessário e eliminando gastos desnecessários.

Mintzberg apresentam uma distinção em relação às estratégias genéricas propostas por Porter, pois consideram a liderança em custos como umaestratégia de diferenciação, visto que a estratégia de diferenciação relaciona-se às distinções observadas entre as empresas em função das diferenças entre seus produtos e serviços.
tracking img