Rosemarie parse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior de Enfermagem
1º Ano

Rosemarie Rizzo Parse

Porto, 2011

Curso Superior de Enfermagem
Unidade Curricular Epistemologia de Enfermagem
1º Ano

Rosemarie Rizzo Parse

Porto, 2011

RESUMO
Este trabalho irá focar-se na teoria “Tornar-se Humano” de Rosemarie Rizzo Parse, a qual se insere nas teorias de Enfermagem. Tendo como objectivos divulgar esta teoria, convidar osenfermeiros a pensar na Enfermagem de uma forma diferente e tentar mostrar-lhes que a saúde dos seus pacientes é o reflexo do seu empenho.
Os materiais a que recorremos na pesquisa foram uma tese pertencente à Universidade Federal de Santa Catarina, uma página fundada na internet por Rosemarie Parse e também um livro acerca das teorias da Enfermagem. O método utilizado na realização do trabalhofoi a pesquisa, leitura, interpretação e produção do mesmo.

SUMÁRIO
Folha

INTRODUÇÃO____________________________________________V
1. BIOGRAFIA______________________________________________VI
2. TEORIA TORNAR-SE HUMANO___________________________VII
3. USO DE PROVAS EMPÍRICAS_____________________________IX
4. PRESSUPOSTOS E CONCEITOS____________________________X
5.PRINCIPAIS DEFINIÇÕES_______________________________XIII
6.1. ENFERMAGEM____________________________________XIII
6.2. PROCESSO HUMANO-UNIVERSO-SAÚDE_____________XII
6. ANÁLISE CRÍTICA______________________________________XIV
6.1. SIMPLICIDADE_______________________________________XV
6.2. GENERALIDADE______________________________________XV
6.3. PRECISÃOEMPÍRICA__________________________________XV
6.4. CONSEQUÊNCIAS DERIVÁVEIS________________________XV
7. CONCLUSÃO___________________________________________XVI
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________XVII
9. ANEXOS______________________________________________XVIII

INTRODUÇÃO

1.BIOGRAFIA

Rosemarie Rizzo Parse foi uma enfermeira bastante conceituada que se graduou e obteve o grau de mestre edoutoramento na Universidade De Pittsburgh. Foi professora e coordenadora na Intercollege no Centro de Pesquisa de Enfermagem de Nova Iorque.
Fundou o “Institute of Human Becoming” onde transimitiu conhecimentos epistemológicos e metodológicos acerca do “Tornar-se Humano”.
Foi presidente da Discover International Incorporate onde orientava as famílias no que tocava à saúde.
Foi também autora demuitos artigos e livros dos quais podemos destacar: “The Human Becoming School of Thoughts: a perspective for nurses and other health professionals”.
Foi a principal investigadora no estudo da esperança mas também se interessou em projectos centrados nas experiências do dia-a-dia, no envelhecimento e qualidade de vida.
Nos dias de hoje, é professora na Marcella Niehoff School of Nursing, e temprojectos de investigação actuais baseados em experiências de contentamento, sentimento do cansaço e da confiança.
Em todas as partes do Mundo, aconselhou com programas e serviços de cuidados de saúde e a sua teoria foi seleccionada como guia em vários ramos da enfermagem.

2. TEORIA TORNAR-SE HUMANO

Rosemarie Rizzo Parse publicou em 1981 uma teoria intitulada “Humano-Universo-Saúde” queposteriormente passou a denominar-se de “Tornar-se Humano”, no ano de 1990.
Esta teorista baseou-se nas suas experiências vividas com a prática da enfermagem e da interacção com outros teóricos, nomeadamente Martha E. Rogers. Recorreu também a filósofos como Jean Paul Sartre, Maurice-Ponty e Martin Heindegger da área da fenomenologia existencial. Um outro fundamento que contribuiu para a sua teoriafoi a experiência da própria infância e os valores que lhe foram transmitidos pelos seus pais.
Parse define a teoria de Enfermagem “sistema de conceitos correlacionados que descrevem a relação única do ser humano e seu ambiente ao mesmo tempo que coopera na criação de saúde.” (PARSE apud LEE; SCHUMACHER; TWIGG, 1994, p.447). Para criar os pressupostos da Teoria da Evolução Humana reformulou os...
tracking img