Teoricos da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Katharina Kolcaba
Teoria do Conforto
A teoria do conforto é uma teoria de enfermagem que foi inicialmente desenvolvido na década de 1990 por Katharine Kolcaba. A teoria do conforto é teoria de médio alcance para a prática de saúde, educação e pesquisa. No inicio do século XX , o conforto era a meta central da enfermagem
e medicina. Conforto foi a primeira reflexão do enfermeiro.
Kolcabadescreveu conforto em três formas: alívio, tranqüilidade, e da transcendência. Além disso, Kolcaba descreve quatro contextos em que o conforto do paciente pode ocorrer: física, psico, ambiental e sociocultural.
Cada contexto é fundamental para o conforto do paciente completo, assim os enfermeiros são ensinados a tratar de cada aspecto de uma forma que melhor se adapte às necessidades do pacienteindividual.
Exemplos incluem o giro ou o reposicionamento do corpo para ocomponente físico, acomodando as práticas religiosas do psico espiritual, modificando luz e ruídos ambientais e de continuidade dos cuidados para socioculturais. A parte mais importante da teoria de enfermagem de conforto é o resultado experimentado pelo paciente e avaliação da enfermeira de sucesso. Se aumentar o nível deconforto do paciente, o enfermeiro pode optar por ficar com o mesmo plano, se o nível de conforto não muda conforme o esperado, o enfermeiro pode tentar algo novo ou reavaliar as necessidades de conforto do doente. Outro fator importante no cuidado de conforto é que quando o paciente sente que um nível de conforto foi alcançado, seu senso de realização e de procura de saúde é positivamente afetado. Issoajuda no fortalecimento e
Hildegard peplau‏
O processo interpessoal de peplau, fundamenta-se am teorias de interação. Sua contribuição, no campo da enfermagem, da-se nas áreas da prática clinica, na teoria e na pesquisa, trazendo acréscimos á base de conhecimento em enfermagem. Sua teoria, desta maneira, cria uma visão singular de compreensão da relação enfermeiro-paciente.

Joyce Travelbee(1926-1973) desenvolveu o Homem-Homem Relacionamento.
• Travelbee acreditava que enfermagem é realizado através de relacionamentos humanos para humanos que começam com o encontro original e progresso através dos estágios de identidades emergentes, desenvolvendo sentimentos de empatia e, posteriormente, sentimentos de simpatia.
• O enfermeiro e o paciente devem alcançar um relacionamento em fasefinal. Para cumprir as metas da enfermagem é um pré-requisito para conseguir um relacionamento genuíno de humano para humano.
Essa relação só pode ser estabelecida por um processo de interação
Teorista Mary Beth Walsh
Quem sou eu?
Mary B. Walsh, americana, nascida em Nova York, estudou medicina em Hanover em 1974, e pós graduação em Nova York, de 1974 a 1979, especializada nos cursos de,medicina interna, assistente residente Junior, assistente residente senior, e doenças reumáticas.
Em 1967, o Processo de Enfermagem foi descrito por Helen Yura e Mary B. Walsh com quatro fases: coleta de dados, planejamento, intervenção e avaliação. Ao descrevê-lo, as duas autoras enfatizaram as habilidades intelectuais, interpessoais e técnicas que consideravam ser necessárias e essenciais à práticaprofissional e, portanto, aspectos significativos para a execução do Processo de Enfermagem.
Empregando processo de Enfermagem, o Enfermeiro coleta as informações relevantes relacionadas às necessidades de assistência de saúde do paciente e analisa os dados, baseado na observação direta, através de exames físicos e anamnese e através de exames laboratoriais, radiológicos. Enfim, qualquer dadoque o leve a identificar os problemas passíveis de serem resolvidos independentemente pela enfermagem.
Identificar as necessidades de assistência de saúde do paciente, estabelecer um plano de tratamento e completar intervenções de Enfermagem para satisfazer aquelas necessidades. O processo de Enfermagem é uma abordagem de solução de problemas para satisfazer as necessidades de enfermagem e de...
tracking img