Escola de contabilidade: personalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – TURMA CCN1B


Camila Ferreira Rodrigues
Fernanda Demétrio Botelho
Fernanda Liberato
Hilda Lúcia Passos de Magalhães
JéssicaRodrigues Soares de Jesus
Johannes Marco Freitas de Souza
Marcos Vinício Santos Souza
Renato dos Santos Bedine


ESCOLA DE CONTABILIDADE: Personalismo















Belo Horizonte, MG2013
INTRODUÇÃO

As escolas de pensamento contábil surgiram da busca de uma visão científica através da observação e teorização da realidade, fundamentando não somente a Contabilidade como tambémvárias outras ciências e alicerçando o conhecimento específico. Algumas teorias foram utilizadas, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da Ciência Contábil, alterando, apenas, aforma de apresentação das correntes ora desenvolvidas.
Nossa pesquisa tem objetivo trazer um breve resumo sobre a: Escola de Contabilidade -: Personalismo.
“Personalismo: visão particular das coisas deum ponto de vista muito pessoal. Sistema filosófico que afirma a integral valorização da pessoa humana em sua totalidade, na transcendência da Natureza e na superação do individualismo atomista.”(http://www.dicio.com.br/personalismo/).

ESCOLA DE CONTABILIDADE: Personalismo

Escola Personalista, também denominada como logismográfica, jurídico-personalista ou toscana surgiu durante a segundametade do século XIX (1867) como uma reação ao contismo e com profundas raízes jurídicas.
Um dos primeiros idealizadores desta teoria foi Francesco Marchi (1822/1871), porém GiuseppeCerboni(1827/1917) foi o verdadeiro construtor da teoria cientifica personalista. Cerboni, que teve grande influência com a Escola Toscana, escreve, em 1873, a tese com o título Primi saggi di logismigrafia e em 1886sua mais importante obra La ragioneria scientífica e le sue relazione con le discipline amministrative e sociali.
A Teoria criada por Guiseppe Cebroni personifica as contas do método de partidas...
tracking img