Escola da ponte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em meio a um tempo onde o objetivo maior das escolas é qualificar os alunos para passar em concursos, exames, etc, podemos questionar para que serve o modelo tradicional de escola?

O termo “EscolaTradicional” foi e é empregado para denominar as idéias pedagógicas que antecederam a Escola da Ponte, traz uma representação da pedagogia tradicional cunhada pela crítica como forma de justificar anecessidade da renovação e marcar a sua contraposição.
O caráter educativo faz o movimento de fora para dentro, cujos valores e conhecimentos são impostos à criança do alto para baixo e sua funçãoeducativa é o intelectualismo, cujo estímulo é forjado artificialmente pelas sanções ou prêmios, um plano teórico batido, na qual o método inicial ficou perdido em sua hierarquia.

Por outro lado,nos manuais de história de educação, é possível observar na constituição da Pedagogia Tradicional a permanência da concepção de homem essencialista, fazendo-se necessário o processo de educação. O homemacabado contrapõe à criança, como ser imaturo e incompleto. Essa configuração aponta o “adulto professor” como o centro do processo de ensino-aprendizagem.

Todavia, se tomarmos como referencia acriação do termo criado pela Escola da Ponte, que respondeu a esses questionamentos de forma prática, como forma de denominar as idéias pedagógicas que a antecederam no tempo e no espaço retornaremosaos primeiros atos de ensino da humanidade.

Na Escola da Ponte o aluno é o centro do processo, existindo uma preocupação muito grande com o estado psicológico da criança diferente da escolatradicional aonde o professor detém o saber e o autoritarismo. Além disso, o professor é quem dirigia o processo de aprendizagem que era o modelo que deveria ser seguido no método tradicional. Os estudosteóricos estavam voltados para o professor, e não para o aluno.

Na escola tradicional as aulas são expositivas, com leituras repetitivas com o objetivo de fixar os conteúdos privilegiando a cópia e...
tracking img