Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO – SECD
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO DE PATU – CAP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO– FE
CURSO DE PEDAGOGIA

ESTUDO DIRIGIDO

Barbara Luiza Nunes Fernandes
Graduanda Pedagogia UERN/CAP
barbara.nunes_16@hotmail.com

TEXTO: CORPO E INTEGRAÇÃO

CELANO, Sandra. Corpo e mentena educação: uma saída de emergência. Petropólio. RJ, Vozes, 1999.

O nosso corpo apresenta diversas dimensões: ações, emoções, afeto, vontade, pensamentos, imagens, auto percepção do ambiente eníveis energéticos. Essas dimensões podem está em estado de equilíbrio ou desequilíbrio. Esse estado do nosso corpo é expresso por ele mesmo. Assim, se em alguma dessas dimensões do corpo estiverdeficiente, logo ele expressará por meio de dores, cansaço etc.
Os movimentos expressivos do corpo identificam a necessidade natural que o ser humano tem de expor seus sentimentos e pensamentos de formasistematizada ou não. Através do corpo podemos compreender a história de um determinado ser, visto que o corpo é uma fonte de informação sobre a vivência deste ser. Assim, educar é aprofundar aconsciência e os conhecimentos sobre o próprio corpo nas suas variadas dimensões, de forma a promover e facilitar o amadurecimento do indivíduo.
As experiências de vida provocam estrutura corporal oaparecimento de traços corporais que apontam os dramas pessoais e familiares, os caminhos de interação e evolução e os desafios que a pessoa precisará enfrentar. Desta feita, pessoas alienadas, que sereprimem, de tal forma que se esquece de viver por medo do que pode enfrentar, precisam receber incentivos de livre expressão, dos afetos, do pensar e das reflexões que pode realizar para se sentir e sereconhecer como sujeito responsável pelo seu corpo e por compreendê-lo, buscando mantê-lo em equilíbrio.
A partir disso, faz-se necessário que a educação ensine a valorizar e amar o corpo de forma...
tracking img