Escola da ponte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* ESCOLA DA PONTE - PORTUGAL

Síntese Textual

O texto da professora Zenáide Caciare Pereira foi elaborado e entregue como trabalho de Psicologia da Educação à Universidade São JudasTadeu.
Zenáide Caciare primeiramente situa a Escola da Ponte em seu tempo e espaço. A autora descreve a escola como uma instituição que não segue os padrões das escolas de Portugal epara tal feito, não utilizam salas fechadas e as crianças não são divididas em séries ou ciclos. Os alunos escolhem a área de seu interesse e ali vai desenvolvendo suas habilidades.
O artigotambém ressalta a prática da democracia na Escola da Ponte, onde existe uma assembléia constituída pelos próprios alunos para resolver os problemas de disciplina dos mesmos.
Zenáideretrata ainda a relação aluno e professor, destacando a importância do afeto e da solidariedade na educação. Para ela, esta instituição é o sonho de qualquer educador,onde os mesmos respeitame cultivam as qualidades e diferenças de cada aluno.
Zenáide Caciare Pereira para elaborar este texto utiliza citações do coordenador da Escola da Ponte Professor e do Pensador PauloFreire, além de suas próprias conclusões.

Crítica

A verdadeira finalidade da Escola da Ponte é formar cidadãos, e não alunos preparados para desafios específicos, tal como uma prova devestibular. A Escola da Ponte apresenta aos alunos valores básicos que em varias sociedades já foram perdidos, tal como a solidariedade, respeito, compreensão, igualdade, entre outros. AEscola da Ponte tem um objetivo diferente das outras escolas, ela prioriza os valores para a formação de uma sociedade, porém não torna menos importante a formação acadêmica de seus alunos.Bibliografia:
ART / EDUCANDO, experiências em arte e educação.
Disponível em: http://elisakerr.wordpress.com/crianca-rupestre/escola-da-ponte/
Acesso em : 23 de Setembro de 2011.
tracking img