Direito comercial e direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Direito Comercial pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do comerciante e de qualquer pessoa, física ou jurídica, destinada a fins denatureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos.

Assim entendido, o direito comercialabrange um conjunto variado de matérias, incluindo as obrigações dos comerciantes, o regime dos nomes e sinais distintivos do comércio, as sociedades empresárias, os contratos especiaisde comércio, os títulos de crédito, a propriedade intelectual, entre outras

fonte primária ou imediata: são as leis... "leis extravagantes, as normas pertinentes ao atocomercial previstas em diplomas de outros ramos da ordem judicial, a normação regulamentar derivada dos estados, bem como, os tratados e convenções internacionais)
fonte secundaria oumediata: são os costumes, a analogia e os princípios gerais do ato...
"costumes: (de usos comerciais) são praticas reiteradas, continua e uniforme de determinada regra de conduta,durante um certo lapso de tempo com a convicção de estar realizando um comportamento obrigatório. Deve ser registrado na junta comercial, que na qual decidirá sobre a veracidade eregistro do uso com anotação em livro especial, com a respectiva justificação e publicação no órgão oficial." ... "Analogia: são fatos parecidos ou semelhantes; ou seja, é umprocesso interpretativo da lei, de descoberta de uma solução jurídica explicita ou implícita na normação já existente." ... "Princípios gerais do direito: são fontes subsidiarias. Estãono sistema jurídico e são descobertos pela analogia júris. Não geram normas, apenas revelam normação implícita, mediante invocação das idéias superiores reitoras do ordamento."
tracking img