Erp - padaria doce & sabor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa demonstrar como é criada uma plataforma ERP para Padaria, para isso usamos uma empresa fictícia com dados reais para melhor explanação.

Para a parte não real usamos troca de donos de uma padaria onde a padaria anterior não possuía o software.

Com o segmento escolhido, o nome do negócio definido e as dados para cada módulo selecionado,fizemos uma busca de campo com empresas interessadas no projeto.

Como ERP é um conceito, primeiro definimos o que é a plataforma e buscamos empresas que criam este tipo de software.

Em nossa pesquisa definimos que os módulos ideais seriam: caixa, estoque e financeiro.

A partir desse pressuposto conseguimos propostas das empresas Eclética, Teknisa e Virtual Arte, onde nosforam apresentados seus respectivos ERP’s e valores.

Com os dados colhidos das empresas e buscas em livros e internet, conseguimos desenvolver o projeto proposto e eleger a melhor proposta enviada.































2. DESCRIÇÃO DA EMRESA CRIADA

2.1 Apresentação

No ano de 2011 o casal Maria Helena e João Henrique, comprou umponto de Padaria do Senhor Manoel Coimbra, conhecida como Padaria Buriquita, e hoje tornou-se Padaria e Confeitaria Doce & Sabor, com vendas de pães em geral, doces, salgados e bebidas.




2.2 Localização

Situada na Avenida Marechal Tito, n°850 no CEP 08010-090, no bairro de São Miguel Paulista, próximo do centro comercial da região com acesso fácil da estação de trem, ponto detáxi e hospital.




2.3 Estrutura

A área construída da panificadora é de 100m² com subsolo, um projeto que alia praticidade, higiene rigorosa e espaço de local agradável com estacionamento.




2.4 Investimento

De acordo com a estrutura do ambiente foi feito um investimento de R $ 130 mil inicial.




2.5 Colaboradores

A equipe de produção écomposta por doze funcionários sendo: dois caixas, um padeiro, dois ajudantes, um confeiteiro, dois balconistas, dois copeiros, uma auxiliar de caixa.




2.6 Funcionamento

Os horários de funcionamento são todos os dias da semana das 6 horas as 22 horas.

3. DEFINIÇÃO DO SISTEMA ERP - CONCEITO

A tecnologia Enterprise Resource Planning (ERP) ou Planejamento de RecursosEmpresariais são pacotes (software) de gestão empresarial ou de sistemas integrados, com recursos de automação e informatização, visando contribuir com o gerenciamento dos negócios empresariais.

As empresas produtoras desta tecnologia aplicada a Sistemas de Informação Operacionais, Gerenciais e Estratégicos estão crescendo em todo o mundo, onde o ERP tem marcado uma nova fase dentro das empresas,integrando todos os seus processos.

A tecnologia ERP tem a prerrogativa de utilizar o conceito de base de dados única, pois todos os seus módulos ou subsistemas estão num único software. Ela também oferece, na maioria dos casos, a ferramenta Executive Information Systems (EIS) como opção integrada.

O software integrado é parte de uma tecnologia com recursos de informática que registrae processa cada evento empresarial oriundo das funções empresariais básicas, por um único input ou entrada para processamento. E após a entrada e armazenamento dos dados, o software integrado disponibiliza a informação para todos na empresa que dela necessitem, distribuída por nível estratégico, tático e operacional. Essa disponibilização implica critérios de segurança efetivos, claros,consistentes, em tempo real e com qualidade, ou seja, informação oportuna (GUIA 1998).

Esse software utiliza tecnologia com recursos de informática que está ligada à adaptabilidade aos negócios da empresa, com facilidade de manipulação e uso, utilizando técnicas de controle e nível de acesso, com segurança, com segurança garantida em padrões de desempenho e de qualidade satisfatórios.

A...
tracking img