Erosoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O crescimento do Estado de Roraima associado à falta de política habitacional tem provocado graves problemas sociais como asocupações desordenadas em áreas de riscos. E a área urbana de Pacaraima tem passado por transformações oriundas da ação antropogênica que ocupa de forma irregular gradualmente essas localidades, tidas como vulneráveis a destinação de moradias. Nesse sentido, aprincipal proposta deste trabalho corresponde à exposição e caracterização das localidades vulneráveis a ocupação antrópica na área urbana de Pacaraima-RR.

Problemas urbanos em Pacaraima: ocupações irregulares e erosão.

O município de Pacaraima, que possui um território de 8.028.463 km2, localiza-se no extremo setentrião do Estado de Roraima, limitando-se ao norte com a Venezuela; ao sulcom o Município de Boa Vista e Amajarí; a Leste com os municípios de Normandia e Uiramutã e a Oeste com o Município do Amajarí, concentrando uma população de 10.433 habitantes, (IBGE, 2010).
Sua sede concentra uma população de 4.514 pessoas (IBGE, 2010), apresenta-se como um aglomerado, assentado no norte do município estando limitado ao norte pela linha divisória Brasil com a Venezuela,concentrando as funções burocráticas de uma cidade da fronteira, sendo a primeira do Brasil por quem entra por rodovia vindo da Venezuela e a ultima para quem sai pela rodovia BR 174.
Vale ressaltar que o Município de Pacaraima foi construído na Reserva Indígena de São Marcose Raposa Serra do Sol, por esse motivo sua área territorial está inserida em constantes conflitos na identificação da propriedadeda terra, afetando inclusive o setor imobiliário. Apesar de ser uma área com atrativos turísticos torna-se inviável justamente por esse motivo.
Quanto à ocupação urbana de Pacaraima, de 2002 até 2010 ocorreu um acréscimo de 1.754 novos moradores, junto a esse aumento vieramàs ocupações irregulares, nas áreas de riscos, pois o município por se só já é vulnerável a erosões, e a ação antrópica sóestá acelerando este processo, modificando a paisagem.
No entorno da cidade de Pacaraima, de acordo com Franco (et AL. 1975 apud Silva et AL. 2009, p 62) a área montanhosa faz parte do

Planalto do Interflúvio Amazonas-Orenoco (...) com latitudes que variam entre 600 a mais de 2.000 metros (...). A serra de Pacaraima é uma das representaçõesdesta unidade de relevo. A cidade é contornada pormorros e colinas, a exemplo dos Morros do Suapi e Quiabo.

Neste contexto, destaca-se inicialmente que o crescimento do perímetro urbano de Pacaraima, é no sentido leste, já que há o impedimento do Pelotão Militar de Fronteira no sentido oeste. E no que diz respeito ao sentido sul o processo de erosão é um empencilio, porém não interrompeu o crescimento desordenado e desorganizado, como porexemplo, o bairro Balança, onde fica evidenciado um processo avançado de erosão do solo com a ravinação e voçoroca.
A afirmação de Silva (2011), em relação à ocupação desordenada chama a atenção para degradação dos solos de maiores proporções, bem como ao aumento dos processos erosivos queconsequentemente geram escorregamento de massa e inundações que são geradores dos impactos no meio ambienteurbano.
Quanto aos aspectos naturais (vegetação, solo,relevo e litologia)de Pacaraima que, por si só possui condicionantes propícias a vulnerabilidade isso somado as intervenções antrópicas que são as principais causadoras na degradação do ambiente, contribui na aceleração dos processos erosivos. Sendo perceptível essesas erosões no percurso da BR 174, com desmatamentos e queimadas, conforme mencionaCosta; Falcão e Costa (2006). Deste modo, as ocupações irregulares retratam com clareza em curto período deteriorações atribuída a ação antropogênica.

Ocupações Irregulares
Pacaraima é vulnerável a erosões, nota-se claramente na sua área urbana, pois a mesma possui vários pontos de riscos, mais especificamente foram observado os bairros, Balança, Suapi, e Morro do Quiabo.

Processo Erosivo...
tracking img