Inter sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESAMC



Ideologia da Felicidade
Sociologia

CAMPINAS – SÃO PAULO
2012
1 - Sociologia
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo asdiferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais, como também se preocupa com eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando os significados e a importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
O conhecimento sociológico é tambémum meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreender mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social e de formação de espírito crítico.
A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essadisciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência.

2 - Ideologia segundo Karl Marx
Para Karl Marx, ideias são valores que os homens criam segundo as suas condições materiais de existência. E esses valores são criados com um fim bem específico, que não é o de explicar a realidade,mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção. Daí deriva a noção de Ideologia.
Segundo essa forma de pensar, a realidade é constituída por uma luta de classes, causada pela divisão social do trabalho. As classes em conflito são as dos proprietários dos meios de produção e dos proletários, desprovidos de propriedade. Assim, para amenizar o conflito e manter ocontrole sobre a classe dominada, a classe dominante cria valores e ideias que procuram manter o seu objetivo.
A ideologia é uma forma de mascarar ou ocultar as contradições sociais e a dominação, invertendo o modo de processar o pensamento sobre algumas realidades. Como exemplo, quando se confunde liberdade com consumo (basta ver as propagandas na TV em que a noção de liberdade está atrelada ao fatode se comprar um produto que irá proporcionar essa liberdade).
A ideologia é, portanto, uma forma de produção do imaginário social que corresponde aos anseios da classe dominante como meio mais eficaz de controle social e de amenizar os conflitos de classe, seja invertendo a noção de causa e efeito, seja silenciando questões que por isso mesmo impedem a tomada de consciência do trabalhador de suacondição histórica, “formando ideias falsas sobre si mesmo, sobre o que é ou o que deveria ser”.

3 - Ideal de felicidade
Ao olharmos a história do homem sobre a Terra e a evolução de seu pensamento, percebemos com certa facilidade que nenhum conceito ou noção se fez tão presente às preocupações humanas quanto a noção de felicidade. De forma explícita ou indireta, em suas ações, o homemsempre almejou a felicidade. Parece-nos, até mesmo, que essa ânsia de ser feliz é um ponto comum que une os homens de diferentes épocas.
Afirmar que os homens sempre conduziram suas vidas tentando atingir a felicidade, não quer dizer que todos trilharam o mesmo caminho para atingir esse objetivo, já que o conceito de felicidade teve diversos significados ao longo da história da humanidade. Afelicidade, enquanto um valor a ser almejado a qualquer custo implica a adoção de certos padrões de comportamentos e atitudes diante da vida, que garantam ao ser humano o alcance desse valor.
Certas condições econômicas, como as do capitalismo, produzem como principal incentivo o desejo de dinheiro e de propriedade. Outras condições econômicas podem produzir exatamente os desejos opostos, tais como...
tracking img