erosoes na area ubarna

365 palavras 2 páginas
Introdução
Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão obstruir cursos d'água. A erosão causa a desnutrição do solo. Levam seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas, geralmente rios.
O crescimento populacional das grandes cidades esta diretamente ligada à demanda de mão de obra e a migração do homem do campo para as cidades. Porém, nem sempre estas cidades possuem um plano diretor, ou seja, um zoneamento que propicie o planejamento adequado de seu território, para que os usos e ocupações se façam de maneira racional, de tal forma que a infraestrutura criada não provoque impactos e degradações ao meio ambiente, para não prejudicar a qualidade de vida das gerações futuras.
A constituição federal em seu art. 182,1º determina que o plano Diretor deva ser objetivo de lei, sendo obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes. O plano Diretor é o instrumento básico da politica e de expansão urbana, conforme prevê as disposições constitucionais, visando ordenar o pleno desenvolvimento das funções sócias da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes (art.182, caput).
Assim a crescente demanda por áreas de expansão urbana aliada à falta de planejamento faz com que o crescimento das cidades ocorra de forma desordenada, geralmente sobre terrenos que não possuem a devida capacidade de suporte.
O crescimento urbano acelerado tem provocado um excesso de superfícies impermeabilizadas, que reduzem a infiltração de água das chuvas, aliada as suas vulnerabilidades da região quanto à disponibilidade hídrica e susceptibilidade do solo à erosão, ocasionam as mais relevantes questões ambientais, como o surgimento de erosões

Relacionados