Ergonomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES: análise do posto de trabalho de costura.

Daniela Pesamosca

RESUMO Na ergonomia diversas ferramentas têm sido utilizadas para melhorar a adaptação do trabalho ao homem. A análise do posto de trabalho e de como o homem interage nesse ambiente são fatores que vem sendo discutidos por pesquisadores há muito tempo. Guérin;et.al.(2001) trazem uma discussão diferente à medida que introduzem o escopo de interação dos diferentes aspectos abordados pela ergonomia. Este estudo busca realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de uma fábrica de confecções. A partir de uma demanda observada em relatórios de problemas de saúde dos funcionários, foi selecionado o posto e realizada a análise. Estapesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso e uma pesquisa descritiva. Teve como métodos de coleta de dados a pesquisa documental, a entrevista e a observação. Os principais resultados deste, demonstram que a abordagem proposta pelos autores é valida, pois permitiu a identificação dos principais problemas envolvidos com a atividade do posto de trabalho. Palavras-chave: Análise Ergonômica doTrabalho (AET); ergonomia; trabalho; confecções.

1 INTRODUÇÃO A pressão ocasionada sobre as empresas em função da alta concorrência, têm proporcionado estudos voltados para redução de custos e aumento de produtividade. Esses fatores de certa forma, cobram uma produtividade maior dos trabalhadores, e como consequência, muitos casos de lesões por operações repetitivas. Nesse sentido, as empresasestão buscando alternativas para adequar o colaborador em um posto de trabalho, de tal forma que consiga melhorar sua produtividade, aliando a uma redução do número de lesões nos trabalhadores. Assim sendo, estudos ergonômicos vem ganhando espaço dentro das organizações, pois um trabalho preventivo é menos oneroso financeiramente para as empresas, do que corretivo, pois um colaborador afastado,proporciona um ônus financeiro sem a contra prestação de serviços.

Nesse sentido, os trabalhos ergonômicos iniciam nos departamentos ou postos de trabalho onde há maior incidência de acidentes de trabalho, afastamentos, doenças, absenteísmos e até mesmo rotatividade de empregados. Embora autores estudam a ergonomia a bastante tempo, Guérin; et.al. (2001), tem se destacado mais recentemente, pelautilização de uma metodologia bastante interessante.Ele não fica atrelado a apenas as ferramentas de ergonomia, pois além destas, também avalia outros fatores, tais como: colocar em um mesmo pano, vários problemas, seja de natureza física, espaço físico, atividade cognitiva, entre outros. A análise ergonômica parte da identificação de um problema que justifique um estudo, buscando açõesergonômicas para a solução destes. A sua análise permite compreender a natureza e a dimensão dos problemas apresentados, bem como elaborar um plano de intervenção para abordá-los. Nesse sentido, o objetivo do estudo, busca realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de uma fábrica de confecções, localizada no Oeste de Santa Catarina, seguindo o modelo proposto por Guérin.

2REVISÃO DA LITERATURA

Macleod (2003) assevera que o caminho a seguir com o desenvolvimento prático e

aplicação de métodos ergonômicos é através de uma melhor antecipação e apreciação de alterações ao trabalho humano que serão efetuadas através da introdução de novas tecnologias para o trabalho.O desenvolvimento de métodos adequados de ergonomia ou a cuidadosa adaptação dos métodos existentesdevem utilizar métodos quantitativos e qualitativos, alémde orientações.
Para Hughes; Nelson (2009) é importante reconhecer que as empresas investem em

ergonomia. Várias são as razões, pois além do projeto de retorno sobre o investimento, inclui a obrigação ética de fornecer um ambiente de trabalho seguro, de conformidade regulamentar, mantendo-se competitiva no mercado para os funcionários mais...
tracking img