Analise ergonomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise Ergonômica do Trabalho (AET)

Palestrante Ft. Carlos Magno

23/08/12

AET estuda a situação de trabalho visando adaptá-la ao homem a partir da análise das condições técnicas, ambientaise organizacionais, buscando revelar as diferenças entre o trabalho formal e o real.

Teve início como ciência em 1949 com Suzanne Pacaud através da análise da atividade em situação real. Em 1966com Wisner formalizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho, aonde um projeto de um posto de trabalho deveria ser precedido por um estudo da atividade.

A AET tem duas linhas de pesquisa a Americana e alinha Francesa, linha iniciada por Suzanne Pacaud e que é a mais usada atualmente. Essa linha preconiza o uso de um check list, a analise cognitiva e o ser humano, ou seja o trabalhador tem queparticipar ativamente do processo, deve-se conhecer o gestual, o ritmo de trabalho para saber o que pode ser fator de adoecimento.

No Brasil, a ergonomia passa a ser lei com a NR17. Ela surge paracolocar o indivíduo como agente das transformações. Através das mudanças ergonômicas é possível um desempenho eficiente do trabalhador.

A análise ergonômica comporta duas fases:

1. Análise dademanda: é o ponto de partida de toda análise ergonômica do trabalho. Realizada através do número elevado de doenças ou acidentes, ou por reclamações de sindicato ou mesmo a partir de auditores fiscais.Nessa fase da análise aconselha-se colocar um cronograma de investimento.

2. Análise global da empresa: engloba a avaliação do grau de evolução técnica da empresa, sua posição no mercado, suasituação econômica-financeira, sua expectativa de crescimento.

Para se realizar as fases da AET são necessárias várias pesquisas e levantamentos. Deve-se levantar dados referentes:

• Àempresa: contexto econômico e comercial, regulamentação, clientes e concorrentes, o produto produzido pela empresa, a história da empresa e sua perspectiva futura em relação ao mercado, sua geoeconomia,...
tracking img