Analise ergonomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO DO DOBRADOR DE FERRO







Cheila de Andrade (UNOCHAPECÓ) cheiladeandrade@yahoo.com.br

Silvério Marangoni (UNOCHAPECÓ) silveriomarangoni@bol.com.br




Resumo: Os problemas ósteo-musculares dos membros superiores por esforços repetitivos são hoje a mais freqüente das doenças do trabalho nos países precoce ou tardiamente industrializado. Areferente pesquisa foi realizada em empresa de construção civil de Xanxerê/SC, no setor de produção de ferragem, especificamente na dobragem do aço, devido a demandas constantes de reclamações de um trabalhador específico de dores nos punhos, fadiga muscular e dores musculares na região do pescoço. Para a análise das atividades deste funcionário, foram consideradas, força aplicada com as mãos epunhos, repetitividade das atividades, posturas assumidas, organização do trabalho e ferramentas utilizadas através da utilização do método de OWAS para avaliar a postura e o posto de trabalho, além da aplicação do Check-list de Couto para a avaliação simplificada do fator biomecânico no risco para distúrbios músculo-esqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. Os resultados docheck-list demonstraram que o trabalhador analisado apresenta um fator biomecânico significativo, com risco de obtenção de distúrbios osteomusculares devido aos esforços repetitivos relacionados com o trabalho. Tendo como finalidade promover soluções e melhorias para os problemas diagnosticados e garantir o bem estar, o conforto físico do trabalhador e o bom desenvolvimento do trabalho.
Palavras chave:Ergonomia, DORT, Bem estar.





1. Introdução

A ergonomia tem como finalidade projetar máquinas, equipamentos e ambientes adequados ao uso humano, é a ferramenta de ligação entre homem–máquina, ou seja, é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.

A Ergonomia melhora as condições de trabalho aumentando a segurança, a eficiência, reduzindo o desconforto físico e os custos humanos,diminuindo o índice de acidentes e ausências no trabalho, aumentando com isso o grau de satisfação e bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com os sistemas produtivos e melhorando o rendimento na produção. Estes conflitos aparecem na forma de custo humano para os trabalhadores na forma de fadiga, doenças profissionais, lesões temporárias ou permanentes, desconforto físico do trabalhador,incidentes, erros excessivos, lentidão e outros problemas de desempenho. Gerando acréscimo nos custo da produção, desperdício de matérias-primas, baixa qualidade dos produtos executados, enfim acaba prejudicando o desempenho financeiro da empresa.

A ergonomia é ainda hoje pouco aplicada na indústria da construção civil e principalmente no subsetor de edificações, onde na maioria das vezes oprocesso de trabalho é executado manualmente, sendo utilizado ferramentas e equipamentos rudimentares, bem como postos de trabalho inadequados para o desenvolvimento das tarefas. Os operários, não são treinados para melhorar suas posturas no levantamento de peso, utilização de ferramentas ou simplesmente nos movimentos feitos durante o desenvolvimento do seu trabalho.

O estudo de caso realizadonesta pesquisa será no subsetor de edificações enfocando a análise ergonômica do trabalho do posto de dobrador de ferro.

A análise ergonômica, desenvolvida no presente trabalho, considera os aspectos posturais e os distúrbios músculo-esqueléticos de membros superiores do ferreiro na realização de sua atividade no canteiro de obras.

De acordo com Vergara et al. (2003), são considerados comoprincipais distúrbios músculo-esqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho: a fadiga muscular, os desarranjos biomecânicos inespecíficos, a tendinite e outras inflamações agudas concentradas nas mãos e punhos, antebraços e cotovelos, ombros ou pescoço.

O Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) é de origem ocupacional provocado pelo uso inadequado e excessivo dos...
tracking img