Ergonomia nr 17

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo. Com a necessidade de se proteger e sobreviver, o homem primitivo, sem querer começou aplicar os princípios de ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos. Com o passar dos anos e com o advento da Revolução Industrial foram criadas legislações que visavam estabelecer parâmetros quepermitissem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. No Brasil foi publicada pelo Ministério do Trabalho e emprego ( TEM) Portaria MTPS n.º 3.751, de 23 de novembro de 1990 criando a Norma Regulamentadora NR-17 – Ergonomia. A criação dessa norma surgiu da necessidade dedefender o direito de trabalhadores, pelo fato das inúmeras denúncias pelo INSS dessa falta de adaptação do trabalhador ao ambiente.



1. Objetivo


O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a importância da aplicação da NR-17 Ergonomia no ambiente de trabalho.

2. Justificativa

Atribuir conhecimento e participação na prática da disciplina, através doconhecimento alcançado pela pesquisa. Visando compartilhar informações técnicas, da NR-17 e sua aplicação no dia-a-dia do trabalhador.

3. Metodologia

Pesquisa e estudo de caso por meio de informações baseadas em livros, sites de pesquisa sobre o assunto.

4. Estrutura do Trabalho

Começaremos com sua definição da ERGONOMIA, sua importância , focando também nos requisitos, eespecificações técnicas da NR-17.




2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é Ergonomia?
“Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia a organização e o ambiente objetivando intervenções e projetos que visem melhorar de forma integrada e não dissociada a segurança,o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas.” A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon[trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana.
De maneira geral, os domínios de especialização da ergonomia são:
* Ergonomia física | está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantesincluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
* Ergonomia cognitiva | refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Ostópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
* Ergonomia organizacional | concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantesincluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.

Efeitos Positivos da Postura Correta:

Para o Trabalhador:
-Bem-estar físico
- Aumento da concentração no trabalho
- Redução das queixas de desconforto nas diversas áreas corporais (pescoço, ombro, cotovelos...)
Para a Empresa:
- Motivação por parte dos trabalhadores por verem o investimento da empresa em sua qualidade de vida;
- Redução de absenteísmo;
- Aumento de produtividade como conseqüência de um ambiente de trabalho adequado às atividades...
tracking img