Era vargas

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
Aluna: Ludyene Medeiros Nascimento Direito 1°período

ATIVIDADE ESTRUTURADA (Era Vargas)

Com a Revolução de 1930 o chamado Estado oligárquico entra em crise,principalmente pela insatisfação de Júlio Prestes no poder, desta forma é criada a aliança liberal contra a candidatura de Júlio Prestes, onde era prometido um conjunto de medidas reformistas entreestas, a instituição do voto secreto, o estabelecimento de uma legislação trabalhista e o desenvolvimento da indústria nacional. Entretanto Júlio Prestes foi eleito e a aliança liberal derrubada, porémainda tinha em vista um golpe para a extinção da oligarquia, este feito com a ajuda militar, desta forma Getúlio Vargas e seus aliados chegam ao Rio de Janeiro, em novembro de 1930 iniciando a chamadaEra Vargas.
A Era Vargas é compreendida de (1930 a 1945), e foi marcada por Getúlio Vargas que tinha características centralizadoras e ao mesmo tempo modernizadoras e autoritárias. Quando Vargasassume o poder, ele encontra tanto problemas internos (Tenentismo) quanto problemas externos (Elites Regionais) que não se conformavam com as políticas centralizadoras, dando inicio a Revolução de 1932,também conhecida como Revolução Constitucionalista, onde os revolucionários (Paulistas) queriam que terminasse a “ditadura” (Governo Provisório) com a convocação de uma assembléia constituinte paraque houvesse um país democrático através de uma constituição federal. Apesar de ter sido derrotada por armas a Revolução constitucionalista consegue dar uma forma legal para o país, e então é aprovadaatravés da assembléia constituinte a Constituição de 1934.
A Constituição de 1934 foi à segunda constituição do período republicano, e de caráter democrático. Sua principal característica política éque nesta constituição foi instituído o voto secreto e de forma direta, apenas quem não votava eram os analfabetos e mendigos, outro fator relevante é que a Constituição de 1934 foi o primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas
  • Era Vargas
  • Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!