Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A violência domestica é fenômeno mais comum nos dias atuais, ela não atinge só mulheres, mais também crianças, idosos, deficientes, e não só por parte do companheiro, em muitos casos as mulheresassumem o papel de agressora. Considera-se violência doméstica “qualquer ato, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais oueconômicos, de modo direto ou indireto (por meio de ameaças, enganos, cacau ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (pessoas – crianças, jovens, mulheresadultas, homens adultos ou idosos – a viver em alojamento comum) ou que, não habitando no mesmo agregado doméstico privado que o agente da violência seja cônjuge ou companheiro marital ou ex-cônjuge ouex-companheiro marital”. (Machado e Gonçalves, 2003)
Ao contrario daquilo que se pensa, esse ‘flagelo social’ vem desde antigamente, de acordo com II Plano Nacional Contra a Violência Doméstica(2003/2006), essa pratica atravessa os tempos e suas características existiram e ainda existem em países culturalmente distintos, então podemos considerar um fenômeno antigo, mais que só se tornou problemasocial recentemente, porque atualmente há uma maior intolerância contra a violência. E também algumas organizações não governamentais, intervirão no sentido de dar maior visibilidade ao problema e acomunicação social também tem centrando nessa divulgação.
Infelizmente a violência doméstica faz parte de muitos lares, mais ela não atinge só os lares de menor poder de aquisição, segundo algunsestudos, médicos, políticos, ou outros de posição social elevada, comentem esses tipos de crimes. Outros estudos mostram ainda que “a violência é o resultado da existência de uma ordem hierárquica, ouseja, trata-se de alguém que julga que os outros não são tão importantes como ele próprio e que esta é uma atitude que abre a porta à violência nas relações” (Machado e Gonçalves, 2003). Ou seja, o...
tracking img