O impacto humano sobre o meio e o desenvolvimento sustentável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPACTO HUMANO SOBRE O MEIO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Por George Alberto Chinaglia

“A força única no homem de manipular as coisas e acumular experiência lhe possibilitou quebrar as barreiras da temperatura, aridez, espaço, mares e montanhas, que sempre restringiram outras espécies a habitats específicos, com pouca variação. A mudança cultural substituiu, pela primeira vez, a evoluçãobiológica, como meio de adaptação de um organismo a novos habitats, terminando por incluir todos os espaços do planeta.” (citado em Helene, 1994)
Há indícios de que a vida humana tenha surgido na Terra há mais de 3 milhões de anos, no início da Era Quaternária. Entretanto, os primeiros indivíduos da nossa espécie teriam surgido por volta de 70000 a.C.. As evidências mais antigas da presençahumana no planeta são encontradas no Continente Africano, nos vales da África Oriental, onde hoje localizam-se a Etiópia, a Tanzânia e o Quênia. A partir daí, grupos humanos migraram, expalhando-se por quase todas as regiões da Terra.

Fonte: http://unbamericaindigena.blogspot.com.br/ em 26/07/2012
É muito difícil estimar precisamente a população humana nos primórdios da ocupação da Terra. Sabemosapenas que antes da revolução agrícola que ocorreu na passagem do Paleolítico para o Neolítico, há 12 mil anos, vivia-se da caça, pesca e coleta. A maior parte do planeta era desabitada pelo homem e a população mundial não teria ultrapassado 5 milhões de indivíduos - De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, a população do município de São Paulo é de 11.253.503 habitantes. As Américas e aAustrália só começaram a ser habitadas há mais ou menos 50 mil anos.
Evolução biológica da humanidade.








Fonte: http://aquitemhistoria.blogspot.com.br/, em 26/07/2012


Pinturas rupestres encontradas em São Raimundo Nonato, PI.
















Fonte: http://arteducaoonline.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html, em 26/07/2012

A expansão demográfica já éum fator que, por si só, causa grande impacto na transformação das relações entre homem e natureza. A aceleração dessa expansão nos últimos 500 anos pode parecer a única razão da degradação ambiental. Todavia, há que considerar o desenvolvimento cultural e tecnológico como um importante elemento responsável por tal degradação.



Fonte:http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_6_crescimento_populacional_no_mundo_e_no_brasil, em 26/07/2012


Analisemos as três principais fases desse desenvolvimento:


1- CAÇA, PESCA E COLETA

Durante o primeiro período da Idade da Pedra, o Paleolítico, o homem não sabia ainda produzir seu próprio alimento. Dependia então de atividades exclusivamente predatórias para sobreviver. Por esse motivo, vivia em grupos nômades, que semoviam por extensas regiões em busca de recursos que extraía da natureza sem repor.

A partir da manufatura em pedra, madeira, ossos e conchas, o homem passou a manipular o ambiente, criando ferramentas que funcionavam como extensões do próprio corpo e capacitando-se para a agricultura e a criação de animais. Humanizado pelo trabalho, passou a ser produtor do próprio alimento, construtor deabrigos e de vestimentas protetoras que o habilitaram para ocupar regiões anteriormente inabitáveis. A dieta onívora e o uso do fogo foram fundamentais para a construção da autonomia humana em comparação aos outros animais.

Entretanto, além do polegar opositor e do telencéfalo desenvolvido, foi a capacidade de desenvolver habilidades de comunicação simbólica que permitiu ao homem acumularcultura, diferenciando-o de todos os outros animais. Mas, apesar do grande potencial cultural humano, os caçadores e coletores não dispunham de habilidades e recursos tecnológicos suficientes para promover alterações significativas no ambiente natural.

Ferramentas de pedra lascada

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACzEAE/usinagem-dos-materiais, em 29/07/2012


Se comparadas com...
tracking img