A psicologia e o senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia e o Senso Comum
Senso Comum  forma de conhecimento da realidade.
● obtido através do conhecimento acumulado no cotidiano, através de tentativas e erros, é intuitivo,espontâneo e tem a finalidade de facilitar o dia a dia.
● Vai do hábito à tradição e passa de uma geração à outra.
● Produz suas próprias teorias, numa interpretação livre. Ex.: quando se fala que um garotoé “complexado” ou que a moça é “histérica” usa-se termos técnicos criados pela ciência mas sem se preocupar com as palavras usadas, e mesmo assim, se é compreendido.
● reflete uma visão de mundo,mistura e recicla saberes sem se preocupar com a tecnicidade dos mesmos, promove teorias simplificadas.

Senso Comum X Experiência Empírica

Conhecimento empírico: apoiado na experiência e naobservação; método baseado em fatos, não em teorias preexistentes
Tipos de Pensamentos:
● Filosófico: preocupa-se em desenvolver teorias acerca da origem e significado da existência humanas, não requer oteste de realidade, mas pode ser refutado pela razão.
● Religioso: conjuntos de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais e depende da crença, da fé à existência deDeus. Não é explicado pela razão.
● Científico: busca definir e explicar o mundo, a natureza, o modo de funcionamento humano de forma com que cada premissa possa ser testada objetivamente, retestada eaté mesmo, refutada, de acordo com os resultados do experimento. Requer o teste de realidade e não depende da fé.
A Psicologia Científica: Conceito e Objeto
A Psicologia Científica
Ciência:conhecimento sobre fatos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa e obtido de forma programada, sistematizada, controlada e passível de verificação.
Processo, onde o conhecimentoé construído a partir de um anteriormente desenvolvido (processo cumulativo do conhecimento). Assim, a ciência avança.
Aspira à objetividade: suas conclusões devem ser passíveis de verificação e...
tracking img