Equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DE UM GRUPO EM EQUIPE
[pic]
  Gilberto  Teixeira  (Professor Doutor  FEA/USP )
 
I - INTRODUÇÃO: O QUE É EQUIPE?
            A maioria dos especialistas indica nos mais recentes livros de administração e gerência, que o futuro pertence a organizações baseadas em equipes. Grupos existem em todas as organizações, equipes são raras ainda, embora ostentem essadenominação com freqüência.
            Como distinguir entre grupos e equipes? A diferença está na gradação de atributos ou em características diversificadas? Um grupo chegará a ser uma equipe de forma natural ou precisará de recursos específicos para provocar essa metamorfose? Não é fácil estabelecer parâmetros precisos, pois a equipe é um grupo com funcionamento qualificado.
Quando um grupopode ser considerado uma equipe?Pode-se considerar equipe um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada.
A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhadosdeterminam seu propósito e direção.
Respeito, mente aberta e cooperação são elevados. O grupo investe constantemente em seu próprio crescimento.
            Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento. Esse processo de auto-exame e avaliação é contínuo, em ciclos recorrentes de percepçãodos fatos, diagnose, planejamento de ação, prática/implementação, resolução de problemas e avaliação.
            Um grupo que se desenvolve como equipe necessariamente incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose e de resolução de problemas. Esse novo modo de funcionar torna-se tão natural que deixa de ser uma ferramenta disponível para utilização somente em circunstâncias específicas. Ë acaracterística da equipe em todas as ocasiões, em todos os processos grupais que passa a prevalecer. Os níveis de tarefa e sócio-emocional tendem à harmonização de procedimentos.
 
 
II - CONFLITO INTERPESSOAL NO GRUPO
            “Os membros do grupo agem em harmonia; sorrisos e expressões de afeto positivo são abundantes, há concordância em relação a objetivos e procedimentos, oentendimento entre as pessoas é absoluto, a comunicação flui livremente, respeito e confiança mútuos são elevados, consideração e carinho pelos outros são constantes”.
            Quem conhece um grupo assim? Certamente, não habita o planeta Terra!
            Em nosso contexto, os conflitos são inerentes à vida em grupo. A escassez de recursos para satisfazer todas as  necessidades e desejos individuais,principalmente de poder e afetividade, gera conflitos intermináveis entre os membros do grupo.
            A trajetória do grupo pode ser entendida como uma contínua sucessão de conflitos, pois nenhum grupo está livre deles. As mudanças no grupo, seu crescimento e desenvolvimento resultam do modo como os conflitos são enfrentados e resolvidos. Cada resolução quer satisfatória ou insatisfatória,caracteriza nova etapa na história do grupo.
            Nota-se, contudo, uma tendência a atribuir conotação negativa ao conflito, relacionando-o a combate, briga, violência, guerra, destruição.
            O conflito, em si, não é danoso nem patológico. É uma constante da dinâmica interpessoal, reveladora do nível energético do sistema. Suas conseqüências poderão ser positivas ou negativas,construtivas ou destrutivas, em decorrência do grau de aprofundamento e intensidade, da duração, do contexto, da oportunidade (timing) e do modo como ele é enfrentado e administrado.
            O conflito possui numerosas funções positivas. Rompe o equilíbrio da rotina, mobiliza energia latente do sistema, desafia acomodação de idéias e posições, desvenda problemas escondidos, aguça a percepção e...
tracking img