Equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEÚDO – AGRUPAMENTO_GRUPO_EQUIPE_TIME

O ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais.

Sempre, desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, uma constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social.

Todo indivíduo passa a maior parte dotempo de sua vida convivendo e interagindo com distintos grupos. Assim, desde o primeiro grupo natural que existe em todas as culturas – a família nuclear, onde o bebê convive com os pais, avós, irmãos, babá, etc, e, a seguir, passando por creches, escolas maternais e bancos escolares, além de inúmeros grupos de formação espontânea e os costumeiros cursinhos paralelos, a criança estabelece vínculosdiversificados. Tais agrupamentos vão se renovando na vida adulta, com a constituição de novas famílias e de grupos associativos, profissionais, esportivos, sociais, etc.

O mundo individual e o mundo social não existem separadamente, se diluem, interpenetram, completam e confundem entre si.

É legítimo afirmar que “todo indivíduo é um grupo” (no mundo interno, há grupo de personagensintrojetados – pais,irmãos, etc), da mesma maneira como “todo grupo pode comportar-se como uma individualidade”.

Charles Chaplin em “Tempos Modernos” – 1936, filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, na famosa cena em que ele apertava parafusos sem parar, trabalhava em grupo ou em equipe?

Numa linha de produção, as pessoas trabalham em grupo, mas não em equipe. O trabalho queelas fazem, na verdade, é individual, só que realizado lado a lado. Nesse sistema, cada um se preocupa em fazer seu trabalho e só. O trabalho em equipe pressupõe que os membros do time saibam o que os outros estão fazendo e, dependendo do caso, possam até substituir o colega. No grupo é cada um por si. Já a equipe funciona na base do um por todos e todos por um!


AGRUPAMENTO: um conjunto depessoas que convive partilhando de um mesmo espaço e que guardam entre si uma certa valência de inter-relacionamento e uma potencialidade em virem a se constituir como um grupo.Ex: várias pessoas na fila à espera de um ônibus, essas pessoas compartem um mesmo interesse, apesar de não estar havendo o menor vínculo emocional entre elas, até que um determinado incidente pode modificar toda a configuraçãogrupal. Outro exemplo: uma série de pessoas que estão se encaminhando para um congresso científico, elas estão próximas, mas como não se conhecem e não estão interagindo elas não formam mais do que um agrupamento, até que um pouco mais adiante podem participar de uma mesma sala de discussão clínica e se constituírem como um interativo grupo de trabalho. Passa de um agrupamento para um grupo,consiste na transformação de “interesses comuns” para a de “interesses em comum”.

GRUPO : é o conjunto de interações que ocorre entre duas ou mais pessoas, as quais se diferenciam pela força de uso de poder,crenças, valores e tipo de tomada de decisão, com diversos graus de complexidade.
Grupo tanto define, um conjunto de três pessoas, como também pode conceituar uma família, uma turma ou gangue deformação espontânea, uma composição artificial de grupos, exemplo: o de uma classe de aula, uma fila de ônibus, um auditório, uma torcida num estádio, etc. Não há objetivos, nem metas específicas.

Robbins (1998) classifica no ambiente organizacional dois tipos de grupos:
1 – Grupos formais: aqueles definidos pela estrutura da organização, com missões de trabalhos designadas, estabelecendotarefas.
2 – Grupos informais: alianças que não são formalmente estruturadas nem determinadas organizacionalmente.

Também propõe uma subclassificação dos grupos em :
1. Grupo de comando : é determinado pelo organograma da organização, sendo composto por subordinados que se reportam diretamente a um dado gerente.
2. Grupo de tarefas: são determinados organizacionalmente e representam...
tracking img