Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA em Gestão Hospitalar

Epidemiologia Aula 1 Profa. Me. Lisângela Cristina de Oliveira

Olá, seja bem-vindo! Antes de iniciar a leitura, assista ao vídeo a seguir e confira quais temas serão trabalhados nesta aula.

Introdução
Embora a Epidemiologia faça parte da história recente das disciplinas acadêmicas, ela é uma ciência muito antiga, pois os homens sempre demonstraram interesse epreocupação com relação ao mistério que envolve a morte e os processos de adoecimento. Para conhecermos as causas e o impacto sobre os indivíduos das inúmeras doenças que afetaram e ainda afetam a população mundial, e entender o impacto destas sobre os indivíduos e o meio, lança-se mão da ciência através do estudo da Epidemiologia. Nesta aula estudaremos o contexto histórico da disciplina deEpidemiologia, com o objetivo de entender como se deu o processo de desenvolvimento e consolidação da mesma.

Definindo o termo: Epidemiologia
A palavra Epidemiologia origina-se do grego epedeiméion, que é formada pela junção do prefixo epí, com o radical demós mais o sufixo logos, conforme apresentado a seguir.

2

MBA em Gestão Hospitalar | Epidemiologia | Aula 1

Portanto, Epidemiologiaé o estudo sobre o que afeta a população. Para termos ideia de como essa ciência é antiga, “epidemia” é uma palavra encontrada com frequência nos escritos de Hipócrates (460-377 a.C.), justificando a origem antiga do estudo sobre as doenças, suas causas e seus efeitos no homem. Ao longo da história as definições de Epidemiologia foram sofrendo alterações à medida que os estudiosos no assuntoencontravam correlação com outras áreas de conhecimento – abordaremos essas definições no decorrer do texto. No contexto moderno as definições para Epidemiologia levam em consideração o processo saúde-doença e a quantificação dos eventos usando-se cálculos matemáticos, que são minuciosamente analisados através de técnicas estatísticas. Mas até chegar ao conceito atual muitos contribuíram para tornaressa ciência uma das mais importantes no contexto da saúde. No vídeo a seguir você poderá conferir mais informações sobre a origem e o uso da palavra “Epidemiologia”.

MBA em Gestão Hospitalar | Epidemiologia | Aula 1

3

As definições na visão de vários autores

Para complementar seus estudos, acesse o link a seguir. Você poderá fazer a leitura do texto “Bases históricas da Epidemiologia”,de Naomar de Almeida Filho. .

Alguns autores afirmam que a Epidemiologia começou com Hipócrates, devido aos seus escritos sobre as epidemias de sua época. Hipócrates viveu em um tempo no qual os povos deixaram a vida nômade para se reunirem em uma comunidade. Após o homem dominar a agricultura e a domesticação de animais, as primeiras comunidades foram fundadas às margens de rios, onde asterras eram férteis e a água abundante. Nesse momento da história começaram as primeiras preocupações com as epidemias. O convívio do homem com seus excrementos, que muitas vezes contaminavam rios e lagos, e com os animais permitiu a disseminação e o contágio de doenças como a gastroenterite, normalmente veiculada pelas águas contaminadas, surgindo assim um dos primeiros problemas de saúde pública.Desde os tempos de Hipócrates, vários autores têm elaborado definições para o termo Epidemiologia, cada qual sob sua ótica. A fim de entender o conceito atual de Epidemiologia, é importante observar alguns desses conceitos antigos, que contribuíram para a evolução até chegar ao atual.

4

MBA em Gestão Hospitalar | Epidemiologia | Aula 1

Há alguns anos um pesquisador chamado Lilienfeld (1978)realizou um estudo sobre a evolução das definições para Epidemiologia. Nesse estudo ele analisou definições propostas por vários autores entre os anos de 1927 a 2000, e encontrou 23 definições para o termo. Vejamos a seguir algumas dessas definições encontradas.

Enfim, o conceito foi evoluindo com o passar dos anos até que, em 2005, Franco e Passos apresentaram o conceito mais aceito...
tracking img