Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Conceitos e definições de Epidemiologia:
Epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição que a epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública.
Consideradacomo a principal “ciência básica” da saúde coletiva, a Epidemiologia analisa a ocorrência de doenças em massa, ou seja, em sociedades, coletividades, classes sócias, grupos específicos, dentre outros levando em consideração causas categóricas dos geradores estados ou eventos relacionados à saúde das populações características e suas aplicações no controle de problemas de saúde.
Desta maneirapodemos entender a epidemiologia como a ciência que estuda o comportamento das doenças em uma determinada comunidade, levando em consideração diversas características ligadas à pessoa, espaço físico e também tempo, desta maneira é possível determinar as medidas de prevenção e controle mais indicadas para o problema em questão como também avaliar quais serão as estratégias a serem adotadas e se asmesmas causaram impactos, diminuindo e controlando a ocorrência da doença em análise.
Vale ressaltar que enquanto a clínica trata a doença individualmente, a epidemiologia aborda o processo saúde-doença em populações ou grupos de pessoas.
A análise de determinação causal das doenças em uma coletividade humana, dividida em classes sociais e/ou grupos específicos de populações (ou a distribuiçãodesigual das doenças nas sociedades) exige da epidemiologia uma interação transdisciplinar e estabelece sua dependência a outras ciências a exemplo das: Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia, Etnologia); Ciência Política; Estatística; Economia; Demografia; Ecologia e História.

Breve Histórico do surgimento da Epidemiologia e seu desenvolvimento até os dias atuais:
Uma análise histórica situaos primeiros registros da Epidemiologia na Grécia antiga com Hipócrates que pretendia atribuir causas ambientais às doenças. Ao longo dos séculos, a evolução do conceito de causalidade passou a se relacionar com mudanças no paradigma científico. No século 17, em Londres, o método quantitativo foi introduzido na Epidemiologia, mas apenas no final do século 19 os conceitos de ambiente e de abordagemnumérica na compreensão dos problemas de Saúde Pública ficaram bem sedimentados. Esse foi um período muito rico no estabelecimento de novos conceitos e sistematizações na metodologia epidemiológica. No início do século 20, a Epidemiologia foi consolidada como disciplina científica, e o aparecimento dos computadores, no período do pós-guerra, trouxe grande desenvolvimento para a área. Atualmente,a Epidemiologia ocupa um papel de destaque na integração dos conhecimentos científicos sobre o processo saúde/doença ao campo profissional, desenvolvendo esforços pelo cuidado da saúde das populações.

MEDIDA DE SAUDE COLETIVA.
Valores Absolutos
São indicadores de saúde construídos estatisticamente com valores numéricos absolutos. Por exemplo, número de casos de AIDS, número de gestantes, etc.Os valores absolutos apenas traduzem uma realidade restrita e pontual, não permitindo comparações temporais ou geográficas e por isto também não permitindo avaliar a importância de um determinado fato ou evento.
Estes indicadores são úteis para administrar recursos nos Serviços de Saúde, como por exemplo, número de leitos necessários e quantidade de medicamentos, entre outros.
ValoresRelativos
São indicadores de saúde construídos estatisticamente a partir da relação entre dois fatos ou eventos. Sua maior importância reside em permitir comparações e levantamento de prioridades. Para comparar dados de diferentes realidades é preciso existir uma padronização, que no caso dos dados de saúde pode ser de dois tipos: coeficientes ou índices, como veremos no item Indicadores e Saúde....
tracking img