Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Epidemiologia
A epidemiologia originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala. Isso determinou não somente o início formal da epidemiologia como também as suas maisespetaculares descobertas. Os achados de John Snow, de que o risco de contrair cólera em Londres estava relacionado ao consumo de água proveniente de uma determinada companhia, proporcionaram uma das mais espetaculares conquistas da epidemiologia. Os estudos epidemiológicos de Snow foram apenas um dos aspectos de uma série abrangente de investigações que incluiu o exame de processos físicos,químicos, biológicos, sociológicos e políticos. A abordagem epidemiológica que compara os coeficientes (ou taxas) de doenças em subgrupos populacionais tornou-se uma prática comum no final do século XIX e início do século XX. A sua aplicação foi inicialmente feita visando o controle de doenças transmissíveis e, posteriormente, no estudo das relações entre condições ou agentes ambientais e doençasespecíficas. Na segunda metade do século XX, esses métodos foram aplicados para doenças crônicas não transmissíveis tais como doença cardíaca e câncer, sobretudo nos países industrializados.

• áreas de conhecimento epidemiológicas

Os epidemiologistas devem ter conhecimentos de diversas áreas correlatas para que os resultados de seus estudos possam, de fato, contribuir para as políticas de saúdepública. As áreas de conhecimento que os epidemiologistas devem dominar:

Medicina clínica, devido à ênfase na classificação das doenças e seus diagnósticos.

Fisiopatologia, devido à necessidade de entender mecanismos biológicos básicos da doença.

Estatística, devido à necessidade de quantificar a frequência das doenças e sua relação com os antecedentes.

Ciências Sociais, devido ànecessidade de entender o contexto social no qual a doença ocorre e se apresenta.

• Na ausência de conhecimento da etiologia de uma doença, a MELHOR maneira de estimar a provável freqüência de sua ocorrência numa determinada população durante os próximos anos é: pela incidência anual dos últimos anos.

• A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas eintercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, de forma que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia:
São funções da vigilância epidemiológica:

I- Coleta, processamento e avaliação dos dados.
II- Recomendação de medidas decontrole.
III- Promoção das ações de controle.
IV- Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação das informações.


• Referente à epidemiologia descritiva:

A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa da aplicação do método epidemiológico com o objetivo de compreender o comportamento de um agravo à saúde numa população. Nessa fase é possível responder aquestões como quem? Quando? Onde? Ou, em outros termos, descrever os caracteres epidemiológicos das doenças relativos à pessoa, ao tempo e ao lugar.
Os caracteres epidemiológicos relativos às pessoas se referem especialmente ao gênero, idade, escolaridade, nível sócio-econômico, etnia, ocupação, situação conjugal.
Outros agrupamentos podem ser criados segundo características como usuário enão-usuário de serviços de saúde, pessoas que vivem em domicílios com ou sem acesso a serviços de abastecimento de água, etc. Qualquer variável relevante pode ser usada, observados os critérios que delimitam perfeitamente uma categoria da outra.
Nos estudos descritivos, os dados são reunidos, organizados e apresentados na forma de gráficos, tabelas com taxas, médias e distribuição segundo...
tracking img