Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO
A formação em epidemiologia constitui um dos pilares fundamentais na formação de recursos humanos na saúde, pois ela é o instrumento que permitirá: conhecer a situação de saúde da comunidade; conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades; identificar os grupos mais sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação; orientar e colaborar noplanejamento e na adoção de decisões; colaborar e participar na avaliação do processo de controle das enfermidades e gerar conhecimento facilitando a compreensão de saúde como um todo e conhecer o contexto no qual se geram e explicam os fenômenos de saúde.
A epidemiologia social permite ir além do problema de saúde específico, para considerar a sociedade como fonte de explicação para os problemas eportanto remeter as soluções para a própria sociedade, que deverá ser mobilizada com a finalidade de conseguir gerar soluções ou modos de intervenção no processo. No cotidiano de trabalho, estas atividades não podem ser desenvolvidas separadamente, pois a intersecção entre elas é um fator importante para prestar assistência de enfermagem de forma segura e livre de riscos à população.
Ogerenciamento se faz essencial em qualquer atividade, pois sua finalidade é o planejamento, motivação e satisfação da equipe para que as atividades sejam desenvolvidas de maneira eficiente e com qualidade. Mas, para que se possa exercer um bom gerenciamento, se faz necessário conhecer técnicas de gestão e ter espírito de liderança.
Com a aproximação do século XXI, mudanças cada vez mais rápidas ecomplexas ocorrem, bem como o surgimento de novas tecnologias,entende-se que o enfermeiro deverá desempenhar uma gerência inovadora, orientada para estas transformações, á comunidade com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem prestada, proporcionando maior satisfação para a equipe de enfermagem e o alcance dos objetivos organizacionais.
O enfermeiro possui basicamente quatroatividades essenciais que norteiam a sua profissão: assistencial, como profissional responsável em seu processo de trabalho, pela saúde da população, tem o papel importante neste processo, gerencial, educativa e de pesquisa.
Dentre os espaços constituídos de saúde, onde o enfermeiro deve exercer o gerenciamento, encontram-se as unidades de estratégia de saúde da família.
Estratégia de Saúde da Família(ESF) é o nome que se dá atualmente a uma das mais bem-sucedidas iniciativas brasileiras em saúde das últimas
décadas. Foram concebidas em 1993, com o nome de Programa de Saúde da Família (PSF), a partir de iniciativas brasileiras e algumas iniciativas internacionais mais adiantadas (como o “general practitioner” britânico e o médico de família cubano). Em seus primeiros anos, o então PSF foiimplantado nos municípios do “Mapa da Fome”, sob o comando quase direto de Brasília, mas depois passou a ficar sob o comando dos municípios, ocupando um papel cada vez mais importante no sistema de saúde, e passou a ser aberto a todos os municípios do Brasil. Em 1998, quando os repasses federais para a Atenção Básica passaram a ser por habitante, e não por número de procedimentos, a Estratégia deSaúde da Família começou a se expandir vertiginosamente. Em outubro de 2008, de acordo com o Ministério da Saúde, a ESF estava presente em 94% dos municípios brasileiros e atendia a 93,1 milhões de brasileiros. O
resultado tem sido a melhoria de vários indicadores de saúde, e o aumento da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos grandes diferenciais da Estratégia de Saúde daFamília é a definição clara do território e, mais importante, das pessoas sob-responsabilidade de cada equipe. Isso fortalece o vínculo da equipe com a população, o que é fundamental numa época em as condições crônicas se tornou muito mais importantes para o sistema de saúde do que as urgências e emergências.
Ao enfermeiro do ESF cabem atividades de supervisão, capacitação e responsabilidade...
tracking img