Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eixo Trabalho em Saúde

TEXTO REFLEXIVO SOBRE EPIDEMIOLOGIA

Relacionando
“Uma Breve Introdução a Epidemiologia”, “Raciocínio Epidemiológico”, “Epidemiologia e Indicadores de Saúde”
E
“A Vida Continua”

Profª Rosilda

Miguel Weffort Schneider
Serviço Social Vespertino
Turma F
Sumário

Introdução 3
O Surgimento da Epidemiologia e Suas Definições 4
“E a vidaContinua” 5
A Epidemiologia no SUS 6
Considerações Finais 7
Referências Bibliográficas 8

Introdução

Este trabalho vem com o intuito de relacionar os textos passados em aula com o filme “E a vida Continua”, para que possa ser feito um paralelo com os argumentos dos autores aqui trabalhados, as considerações feitas a partir do filme e os conceitos aprendidos duranteas aulas.
Considerando as definições de epidemiologia apreendidas, e ainda mais, o modo de funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), é possível compreender a importância de tal estudo, e sua aplicabilidade no dia a dia de uma comunidade ou região.
Um território, sendo portador de diversas características distintas, necessita de uma contínua análise, um estudo aprofundado acerca de suaspeculiaridades para que seja possível desenvolver intervenções adequadas para cada caso, de modo a maximizar os recursos existentes e potencializar a efetividade de uma ação.
A seguir veremos como se define o estudo da epidemiologia, seu surgimento, e como ocorre a prática do mesmo hoje em dia. Sendo a epidemiologia um estudo surgido a mais de quatro séculos , sua base não se alterou profundamente,onde as alterações ocorreram mais intensamente nas técnicas biomédicas.

O Surgimento da Epidemiologia e suas Definições

“Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.” (J. Last, 1995).
Esta citação, transcrita literalmente dotexto “Um Breve Introdução a Epidemiologia” classifica de modo claro a base do estudo da Epidemiologia. Etimologicamente, Epidemiologia, derivada do grego, significa Estudo que ocorre em uma População.
A epidemiologia mantém uma estrutura desde seu surgimento, a qual implica na mudança da observação clínica, onde o indivíduo é analisado em particular, e onde se buscava não os por quês, mas sim omodo de curar, abstendo-se de procurar fonte, causa meios de transmissão, etc. Esta estrutura é simples, consistindo em um processo onde se busca a compreensão dos fenômenos biomédicos em escala social (e não individual), na qual há um processo básico a se seguir: Estudo da frequência e da distribuição dos eventos, onde se busca definir um padrão no fenômeno; Levam-se em conta os Determinantes,onde se busca as causas e/ou fatores que iniciaram/influenciaram o fenômeno; Os estados da saúde, onde se abrange a área de atuação do estudo epidemiológico de modo a abarcar não somente doenças infectocontagiosas, mas também qualquer agravo à saúde; Novamente ressaltando, o estudo preocupa-se também com a especificidade das populações afetadas, do território alvo e suas particularidades; E por fim,a aplicação de ações dirigidas, da prevenção ao controle.
A pesquisa epidemiológica seguirá essas bases desde Graunt até a atualidade, sendo que para cada área de conhecimento utilizada nesta pesquisa há uma metodologia mais adequada para seu desenvolvimento (Uma Breve Introdução à Epidemiologia, Vigilância em Saúde Pública, p. 3).

“E a vida Continua”

Antes de a medicina desenvolveraspectos que hoje consideramos básicos, como higiene pessoal do médico e do paciente, os indivíduos de um determinado território eram extremamente suscetíveis a qualquer surto epidemiológico, como ocorreu com a questão da Febre Puerperal, a qual no século XIX assolava um percentual significativo da população gestante. Um estudo dirigido por Ignaz Semmelweis revelou a procedência do elevado número de...
tracking img