Asteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
- Ainda é a obra mais relevante sobre o período colonial.
“O início do século XIX não se assinala para nós unicamente por estes acontecimentos relevantes que são a transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil e os atos preparatórios da emancipação política do país. Ele marca uma etapa decisiva em nossa evolução e inicia em todos os terrenos, social, político eeconômico, uma FASE NOVA” p. 9.
- Constitui-se num balanço final de três séculos de colonização.
“Constitui uma chave, e chave preciosa e insubstituível para se acompanhar e interpretar o processo histórico posterior e a resultante dele que é o Brasil de hoje” p. 9.
“Alcança-se aí o instante em que os elementos constitutivos da nossa nacionalidade […] entra-se então na fase propriamente do BrasilContemporâneo” p. 9.
- Não era o regime de subordinação colonial que estava em jogo, mas sim o “conjunto das instituições, o sistema colonial na totalidade de seus caracteres econômicos e sociais” p. 9.
“A obra colonizadora dos portugueses, na base em que assentava, e que em conjunto forma aquele sistema, esgotar suas possibilidades” p. 9.
“O Brasil contemporâneo se define assim: o passado colonialque se balanceia e encerra com o século XVIII, mais as transformações que se sucederam no decorrer do centenário anterior a este e no atual. Naquele passado se constituíram os FUNDAMENTOS da nacionalidade: povoou-se um território semi-deserto, organizou-se nele uma vida humana que diverge tanto daquela que havia aqui, dos indígenas e suas nações, como também, embora em menor escala, da dosportugueses que empreenderam a ocupação do território” p. 10.
“Criou-se no plano das realizações humanas algo de novo […] uma organização social definida por relações específicas; finalmente, até uma consciência, mais precisamente certa ATITUDE MENTAL coletiva particular” p. 10.
“Os sintomas de cada um dos caracteres vão aparecendo no curso de toda nossa evolução colonial; mas é no termo dela que secompletam e, sobretudo, se definem nitidamente ao observador” p. 10.
“Entremos então em NOVA FASE” p. 10.
- A colonização deu fruto a um “organismo social completo e distinto” p. 10.
“É por isso, que para compreender o Brasil contemporâneo, precisamos ir tão longe” p. 10.
“O passado, aquele passado colonial que referi acima, aí ainda está, e bem saliente; em parte modificado, é certo, maspresente em traços que não se deixam iludir. Observando-se o Brasil de hoje, o que salta à vista é um organismo em franca e ativa transformação e que não se sedimentou ainda em linhas definidas; que não tomou forma” p. 10-11.
“[...] sente-se a presença de uma realidade já muito antiga que até nos admira de aí achar e que não é senão aquele passado colonial” p. 11.
“No terreno econômico, por exemplo,pode-se dizer que o trabalho livre não se organizou ainda inteiramente em todo país […] O mesmo poderíamos dizer do caráter fundamental da nossa economia, isto é, da produção extensiva para o mercado do exterior, e da correlata falta de um largo mercado interno solidamente alicerçado e organizado. Donde a subordinação da economia brasileira a outras estranhas a ela […] Numa palavra, não completamosainda hoje a nossa evolução da economia colonial para a nacional” p. 11.
- Em relação ao terreno social, as relações coloniais prevaleceram.
“Os problemas brasileiros de hoje, os fundamentais, pode-se dizer que já estavam definidos e postos em equação há 150 anos atrás” p. 12.
“Faço primeiro um balanço geral da colônia em princípios do século passado, ou antes, naquele período que cavalga osdois séculos que precedem imediatamente o atual; teremos então uma síntese do Brasil que saía, já formado e constituído, dos três séculos de evolução colonial; e tal será o objeto deste primeiro volume. As transformações seguintes, que nos trouxeram até o estado atual virão depois” p. 13.

SENTIDO DA COLONIZAÇÃO
“Todo povo tem na sua evolução, vista a uma certa distância, um sentido. Isso se...
tracking img