Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AD1- LINGUÍSTICA I/ 1º semestre de 2013
Instruções: Escreva à tinta (azul ou preta) e com a maior legibilidade possível. Não escreva em tópicos. Escreva um texto coerente e coeso, em registrolinguístico compatível com o trabalho acadêmico formal.

1. Leia a seguinte afirmativa da “Nova gramática do português contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra, sobre um caso deconcordância: (2,0 pontos)
“Sujeitos resumidos por um pronome indefinido Quando os sujeitos são resumidos por um pronome indefinido (como tudo, nada, ninguém, o verbo fica no singular, em concordância comesse pronome; Letras, ciências, costumes, instituições, nada disso é nacional” (CUNHA. CINTRA.1985, p.499)
Indique se o exemplo é normativo ou descritivo, justificando sua resposta. Em seguida,estabeleça a distinção entre as abordagens da gramática normativa e da linguística.
O exemplo citado é normativo. Trata-se de normas, ou regras, a serem seguidas acerca da concordância com ospronomes.
A gramática tradicional é normativa, pois prescreve regras a serem seguidas.
Já a linguística tem um ponto de vista descritivo, pois descreve a língua como ela é, não exige como deve-se falarou escrever.

2- Exponha o ponto de vista da linguística, em relação ao que se denomina a “linguagem dos animais”. Embase teoricamente sua resposta
A linguística não considera existir uma¨linguagem animal¨ apenas um sistema de comunicação entre eles. O linguagem é uma capacidade estritamente humana.
¨Por mais preciso e engenhoso que seja o sistema de comunicação das abelhas , nãoconstitui uma linguagem, pelo menos no sentido em que utilizamos o termo quando falamos de linguagem humana." (Edward Lopes)

3- Analise as placas de trânsito abaixo, de modo a explicar por queconstituem signos. Comente o seu caráter simbólico.
As placas de trânsito são símbolos, ou seja, um signo linguístico artificial. Serve para fins de comunicação visual, o motorista ou o pedestre ao...
tracking img