Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Epidemiologia

Conceito:
É o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. (IEA – Associação Internacional de Epidemiologia, 1973)Segundo definem Almeida e Rouquayrol, “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”.
Com a epidemiologia sepode propor medidas de saúde, como a prevenção especifica controle e erradicação de enfermidades, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção e recuperação da saúde individual e coletiva.
Asbases de um estudo epidemiológico, através de dados estatísticos obtidos com pesquisas, ajudam na tomada de decisões, planejamentos, administração e avaliação de resultados.

Objetivos daEpidemiologia (segundo a IEA)
• Descrever a magnitude, a tendência e a distribuição dos problemas de saúde em populações humanas
• Descrever características dos casos, formas clínicas, modo detransmissão, grupos de maior risco, curso da doença, etc..., quando da ocorrência de um agravo desconhecido
• Identificar fatores etiológicos na formação das enfermidades. (Desde estudos de eficiênciae efetividade de programas e serviços de saúde até estudos clínicos de eficácia de processos diagnósticos e terapêuticos, preventivos e curativos, individuais e coletivos.)
• Proporcionar dadosessenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades.

Epidemiologia na saúde do trabalhador
Aepidemiologia na saúde do trabalhador atua definindo como o processo saúde-doença se desenvolve, se comporta e se distribui entre os trabalhadores, enquanto coletividade, categoria ou classe social.
Aobservação do excesso de frequência em determinados grupos ocupacionais ajudam a eliminar os fatores de risco, reduzindo a incidência ou modificar o curso evolutivo das doenças ou agravos à saúde...
tracking img