Desenvolvimento fetal ate o nascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNINILTON LINS
UNICENTER – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE FISIOTERAPIA

TRABALHO DE BASES BIOLÓGICAS E SAÚDE II

Manaus – Amazonas
2010

ALCILENE MONTEIRO RODRIGUES

Professora: FERNANDA

Manaus – Amazonas
2010

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO

2- OBJETIVOS

2.1- OBJETIVO GERAL
2.2- OBJETIVO ESPECÍFICO

3 - DESENVOLVIMENTO

3.1 - FECUNDAÇÃO
3.2 –DESENVOLVIMENTO DA GESTAÇÃO
3.3 – TERATOLOGIA
3.3.1 - TALIDOMIDA
3.3.2 – CARDIOPATIA CONGÊNITA
3.3.3 - FENILCETONÚRIA HEREDITÁRIA

4 – CONCLUSÃO

5 – REFERÊNCIS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Os obstetras contam o tempo de gravidez em semanas, a partir da data da última menstruação, sendo que o período total é de 40 semanas, sendo toleradasainda até 42 semanas para que ocorra um parto espontâneo. Após esta data, o parto normal é induzido pelo médico, no hospital.
O bebê está pronto para nascer a partir de 37 semanas, na maioria das vezes. Se nascer antes de 37 semanas ele é chamado de bebê prematuro, tendo maior chance de ter problemas respiratórios nos primeiros dias após o parto.
Uma conta simples, realizada pelo obstetra, paracalcular a data provável do seu parto é: Pega-se a data da última menstruação (dia/mês/ano), acrescenta-se 7 aos dias e subtraem-se 3 dos meses. Assim, se a data da sua última menstruação foi de 05/04/02, a data provável do parto é 14/01/02. Se o número de dias passar de 31, subtraia somente 2 dos meses. Se a data da sua última menstruação foi de 28/07/01, a data provável do parto é 04/05/02.Para calcular a semana de gravidez em que você está, some todos os dias desde a data da última menstruação até hoje e divida tudo por 7. Assim, se a data da sua última menstruação foi de 05/04/02, e hoje for dia 15/11/02, você está na 32a semana completa.
A melhor forma de confirmar a semana gestacional é através do primeiro ultra-som, que será pedido pelo seu obstetra até a 15a semana. Após esteperíodo, ele não é eficaz para confirmar a idade gestacional.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
● Estudo da Embriologia a fim de conhecer e entender as características do processo do desenvolvimento humano antes do nascimento, detalhando todas as mudanças e evoluções ocorridas no feto e no útero da mãe durante o processo de gestação, desde a fecundação do óvulo até o nascimento do bebê.2.2 Objetivos Específicos
● Identificar como ocorre a fecundação do óvulo;
● Enfoque sistemático explicando como os embriões se desenvolvem;
● Estudar os aspectos mais importantes do período fetal.
● Estudar a formação dos órgãos e sistemas básicos.
● Estudar os aspectos mais importantes das causas dos defeitos hereditários e congênitos humanos.

3. DESENVOLVIMENTO
PRINCIPIA ODESENVOLVIMENTO COM A FECUNDAÇÂO, QUANDO O ESPERMATOZOIDE SE FUNDE COM O ÒVULO PARA DAR ORIGEM AO OVO, CÉLULA QUE REPRESENTA O INÍCIO DO NOVO SER.

3.1 FECUNDAÇÃO

Há espermatozóides de dois tipos.
A espermatogênese e a ovogênese e o complemento cromossômico esta indicado a cada estagio.Apos divisões de maturação, o numero diplóide de cromossomos (46) è reduzido para o numero haplóide (23).Enquanto quatro espermatozóides se formam apenas de um espermatócito, um só óvulo resulta de um ovócito.
1. A espermatogênese dá-se, em media, no prazo de 75 dias. Noutras palavras, qualquer que seja a idade do homem, seus espermatozóides têm sempre dois meses.
2. A ascensão dos espermatozóides pelo aparelho genital feminino. Cerca de 300 milhões de espermatozóides são depositados nofundo-do-saco posterior da vagina, durante coito, perto do orifício externo do útero. Impulsionados Por movimentos das próprias caudas, caminham através do canal cervical, conquanto o percurso pelo útero e pelas trompas se faça principalmente pela contração da musculatura desses órgãos. Espermatozóides podem ser encontrados no muco cervical, 90 segundos depois da ejaculação e no local da fecundação, ampola...
tracking img