Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE BUROCRACIA
Os principais elementos da estrutura burocrática segundo Weber são: As atividades normais exigidas para os propósitos da organização se encontram distribuídas da maneira estável sob a forma de deveres formais.
A organização dos cargos nas empresas obedece princípios hierárquicos com relação as estatus e aos papéis a serem desempenhados quer dizer que cada cargo seencontra sob controle e supervisão de superior.
O exercício dos papéis ou atividades são regulamentadas por coerente sistema de regras administrativas abstratas, consistindo na aplicação aos casos particulares. Esse sistema organizacional de normas procura assegurar a realização uniforme de todas as tarefas, independentemente do número de funcionários ou empregados contidos nela. Na análise daburocracia de \Weber, os deveres burocráticos vão de um extremo ao outro. Atualmente, o funcionário ideal é exatamente aquele que possui espírito de liderança, aquele que conhece e tem experiência na função que vai exercer, tem mobilidade e capacidade para exercer outras funções, e sobretudo,competência e muito esforço.
Nas organizações burocráticas os cargos classificam-se nos subsistemas abertostecnicamente, sendo o funcionário protegido de acordo com a legislação trabalhistas em vigor, contra as arbitrariedades. O emprego só é considerado uma carreira na medida em que existe um sistema de promoções, promoções estas cada vez mais difíceis em função da nova ordem social nas organizações. Atualmente, e sob o ponto de visita sociológico, essas técnicas quebraram o desenvolvimento da lealdade áorganização e ao chamado espírito de equipe entre seus membros. No setor público, com a quebra da estabilidade dos funcionários, a idéia e o estimulo de se considerarem uma classe social á parte e superior em relação ao resto da sociedade foi “por água abaixo”, piorando ainda pelos baixos salários, no Brasil o espírito corporativista é forte, mas trincado pelos baixos salários.
De um ponto devista essencialmente técnico, a pratica demonstra, no seu aspecto universal, que a organização administrativa de tipo burocrático verdadeiramente puro é capaz de proporcionar o mais alto grau de eficiência, como ocorre nas organizações militares, religiosas e hospitalares.
A burocracia dá solução aos problemas eminentemente administrativos, de levar ao Maximo do resultado pela eficiência individual etambém pela organização total. Weber nos possibilita uma análise funcional da burocracia, onde o seu método de análise demonstra que uma organização social qualquer se explica apontando como cada indivíduo contribui para alcançar os objetivos da corporação. As disfunções são as conseqüências que interferem no processo administrativo, criando problemas e tendências conflitivas. Esses conflitos sãomais acentuados ainda nas empresas familiares explica-se melhor esse fenômeno de mudança social quando evita-se falsas suposições de estabilidade, de compra da empresa por outros grupos, especulações financeiras e cambiais etc.
Essa abstração á corrente de informações hierarquicamente ascendente perturba a eficácia da administração. A persistência nesse tipo de conformidade leva também árigidez no comportamento dos funcionários da empresa, tal que o é nas estruturas militares. A rigidez de comportamento inibe a criatividade e o critério necessário para atingir os objetivos da corporação.
Weber tinha consciência desses fatos contraditórios na estrutura burocrática,hoje enfatizado por Peter Drucker,Deming, Juran, referindo-se de maneira muito discreta por considerar que essasdisfunções administrativas eram menos problemáticas na sua época .

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
A eficiência significa fazer melhor todas as coisas que se tem para fazer e a eficiência envolve em fazer bem as coisas certas. A eficiência é o resultado da aplicação da ação para se produzir efeitos em todos os ramos da atividade humana: atividades estas que abrangem 80 a 90% do que se tem para...
tracking img