Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VILLAS BOAS, B. M. F. Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT13-5108--Int.pdf Acesso em: 06 fev. 2012.
O textoapresenta o trabalho com projetos interventivos que possuem o intuito de contribuir para a construção da avaliação formativa no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Por meio da intervenção é possívelser feito processos de analises e investigações, pois atuando em intervenções serão feitas investigações para qualificar habilidades de aprendizagem para cada aluno.
A autora apresenta os momentos eas singularidades desse Projeto. Cada momento possui sua importância, no primeiro é feita a identificação dos alunos que possuem dificuldade na aprendizagem que precisam da intervenção e a formulaçãodo problema. O segundo momento é a elaboração, definida como a primeira etapa do projeto escrito. No terceiro momento é realizado o desenvolvimento, são registradas todas as informações, reações dosalunos, atividades e recursos utilizados, o tempo e ao ritmo da aprendizagem dos alunos. O quarto momento, por sua vez, é quando acontece a análise, apreciação de todo o trabalho e a inovação. Poisesse momento de sistematização da avaliação das atividades, intuitiva a obtenção de informações para auxiliar a sua continuidade nos próximos anos.
O Projeto Interventivo no BIA não é padronizado, ouseja, é constantemente atualizado. Isso se dá pelo motivo de acompanhar o desenvolvimento e necessidades individuais dos alunos beneficiados. Para melhor atuação dos professores no projeto, eles ficamresponsáveis por turmas menores de alunos, proporcionando maior acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno. A prática pedagógica utilizada no Projeto é associada à avaliação formativa, enfocandoo nível da competência, e não de desempenho.
Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e...
tracking img