Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual CSEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

MANUAL DE SEGURANÇA DA CARPINTARIA

SEGURANÇA DO TRABALHO

MANUAL DE SEGURANÇA DA CARPINTARIA
Este Manual de Segurança destina-se aos Carpinteiros da Câmara Municipal de Sintra, por forma a dar conhecimento dos meios e recursos de prevenção e dos riscos existentes nas suas tarefas. O Presidente da Câmara definiu para a Câmara Municipal de Sintra(CMS) a Política de Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional, que consiste em: > Assegurar o cumprimento da legislação, regulamentação, normas e regras técnicas em vigor relativas à segurança, higiene e saúde no trabalho por parte do Município e Freguesias de Sintra. > Incrementar condições de segurança, higiene e saúde do trabalho como factor decisivo na valorização pessoal e profissional do recursoshumanos da CMS. > Desenvolver o sistema de segurança, higiene e saúde da CMS por forma a que a autarquia, através da concretização de boas práticas, constitua uma referência na área da segurança e saúde no trabalho. > Contribuir para o desenvolvimento da área de segurança e saúde no trabalho pelos agentes económicos e sociais do concelho. A organização do Serviço de Higiene e Saúde Ocupacional daCMS está a cargo da Divisão de Higiene e Saúde Ocupacional (DHSO), que possui as seguintes competências, responsabilidades e funções: > Assegurar o enquadramento e tarefas específicas relativas às políticas de saúde ocupacional, higiene e segurança e acção social. > Assegurar os serviços gerais de conservação, limpeza, guarda e segurança de instalações municipais quando não expressamente afectas ouatribuídas à responsabilidade de outros serviços. > Assegurar as actividades técnicas e de gestão relativas à instalação e manutenção de sistemas de segurança.

TRABALHOS EM CARPINTARIA
As tarefas em carpintaria são diversificadas, entre elas: > moldagem e serragem de peças. > lixagem e colagem. > assentamento, montagem e acabamentos. Nestas tarefas estão implicados vários factores de risco. Orisco define-se como a probabilidade de algo afectar negativamente o nosso bem estar. Para minimizar os riscos há que colocar em prática medidas de prevenção e de protecção adequadas, porque um local de trabalho pode ser perigoso sob certos aspectos: > Pela agressão directa da máquina ao homem, que pode estar na origem de acidentes de trabalho. > Pela agressão indirecta, através do ambientefísico, químico ou biológico do posto de trabalho, potenciadora do aparecimento de doenças profissionais. Para minimizar o risco, ou seja, diminuir tanto quanto possível, a probabilidade de ocorrência de uma situação de acidente, pode-se recorrer a dois tipos de estratégia: > Reduzir o perigo: acções tomadas previamente de forma a evitar ou anular o risco existente (Prevenção). > Implementar as medidasde protecção: acções tomadas num determinado momento, se não for possível eliminar o risco (Protecção).

MANUAL DE SEGURANÇA DA CARPINTARIA

AVALIAÇÃO DE RISCOS
A DHSO efectua análises detalhadas das tarefas e dos locais de trabalho, onde se identificam os perigos, os trabalhadores envolvidos, a valoração e o controlo do risco. São facultadas fichas de procedimentos, onde se descrevem astarefas efectuadas, os equipamentos utilizados, os EPI's a usar, perigos e factores de risco e medidas preventivas. Também são considerados os trabalhos efectuados fora do local da carpintaria, que também assumem um papel importante, dado existirem outro tipo de riscos.

1. RISCOS PROFISSIONAIS DAS TAREFAS

MANUAL DE SEGURANÇA DA CARPINTARIA
ACIDENTES DE TRABALHO
Na base dos acidentes detrabalho podem estar várias causas directamente relacionadas com a atitude humana (acções perigosas) ou com o estado do material/instalações (condições perigosas). Apresenta-se uma listagem dos erros mais comuns que podem provocar acidentes em carpintarias: > disposição inadequada de máquinas e equipamentos. > desarrumação da carpintaria, do armazém e dos locais de trabalho. > remoção das protecções...
tracking img