Fichamento sobre texto o ensino de cso no 1º e 2º graus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ensino das Ciências Sociais no 1º. E 2º. Graus
O Texto foi baseado em uma palestra proferida pelo autor Octávio Ianni em 1985 em São Paulo. O autor aborda assuntos sobre todas as áreas doconhecimento das Ciências Sociais, mencionando o papel do professor enquanto liceu em abordar temas e conceitos que de certa forma estão já carregados de significados em si mesmos. Menciona que “Uma palavraé, na verdade, um fato social, econômico, cultural e histórico (p. 329). Neste sentido, o professor teria de trabalhar e enfrentar diuturnamente em sala de aula, com o senso comum, fazendo com que essemesmo senso fosse discutido cientificamente. Diz ainda que o trabalho do professor implica necessariamente uma crítica, buscando levar em conta o conhecimento prévio dos alunos.
Os desafios doprofessor vão além do campo da sala de aula. Ele se dá, quase sempre, no aspecto de troca de informações sobre determinado conteúdo de ensino com o aluno, sabendo que o professor não pode desconsiderar oconhecimento prévio do aluno e que são trazidas pelos alunos como senso comum e que expressam experiências práticas de cada um em sua vida cotidiana. Num segundo momento, o autor tenta mostrar que otrabalho do professor está diretamente ligado a reelaborar esse conhecimento, através da discussão dos temas de senso comum. O próximo passo, proposto pelo autor é a discussão cientifica do assunto,buscando teorias e conteúdos que deem a entender o próprio assunto com mais profundidade e embasamento teórico.
Nesse viés, menciona que “O ‘norte’ do trabalho crítico é que tudo é movimento,transformação” (p. 331). Isso implica diretamente em trabalhar os fatos sociais, o que torna-se um meio de recuperar a história desse social e desmistificando uma possível naturalização deste fato social.
Essapossível naturalização dos fatos sociais tem a ver com noções de senso comum que são clichês e que tendem a afirmar que as coisas acontecem naturalmente e são inevitáveis, alheias ao campo...
tracking img