Entrevista com antonio novoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTREVISTA: PELA EDUCAÇÃO, COM ANTÓNIO NÓVOA
HENRIQUE MANUEL S. PEREIRA E MARIA CRISTINA VIEIRA


RESUMO: Esta entrevista, baseada no Dicionário de Educadores Portugueses (2003). O autor comenta e analisa criticamente as concepções do ensino de Portugal, os problemas e as dificuldades desse ensino, preocupando-se com a construção de uma pedagogia nova, um pensamento novo, tendo como base ainteratividade e a abrangência, que seja centrada na aprendizagem, na perspectiva criativa, crítica e autônoma, no poder transformador da ação humana, em conjunto com a família e a sociedade, em contraposição com o paradigma tradicional pedagógico. Contempla, nesse contexto, a crise da escola na sociedade atual. Diante desta “sociedade de informações’, do “transbordamento” em que se encontram oscurrículos escolares, da necessidade de saber o que realmente se quer da escola e medidas para se “enxugar” os currículos. Ressalta-se ainda a necessidade de uma formação adequada de docentes, em consonância com suas realidades por meio da pedagogia crítica, como também a necessidade de um acompanhamento deste professor na fase de transição entre a formação inicial e a vida profissional, ladeada poruma política de valorização e reconhecimento dos méritos profissionais, a fim de manter esses professores em seus locais de trabalho, mesmo depois de adquirirem novos saberes. Relatam-se os investimentos na educação de Portugal, sua relação com os resultados, poucos satisfatórios, a crescente abertura do ensino superior a um público “sênior”, com medidas a serem tomadas no intuito de garantir oacesso, o ingresso e a permanência desse público na faculdade. Ressalva-se sugerindo algumas medidas na educação, como políticas locais, currículos diversificados, reorganização do trabalho escolar, diferenciação pedagógica, investimentos sustentados e coerentes com a realidade de cada escola, bem como o fortalecimento da autonomia escolar, medidas necessárias para a efetivação de uma pedagogiacrítica e de melhores resultados para o ensino de Portugal.


Palavras-Chave: Campo Educativo. Prática Educativa. Pensamento Novo. Educação Permanente. Pedagogia Nova. Autonomia Escolar.









SUMÁRIO

1 ANÁLISE DA ENTREVISTA 03
2 ANÁLISE DE CONTEÚDO DA ENTREVISTA 05
3 ANÁLISE DESCRITIVA DA ENTREVISTA 32
4 CONCLUSÃO CRÍTICA 33





















1.ANÁLISE DA ENTREVISTA:


A entrevista de Antonio Nóvoa, que trata das crises do sistema de ensino de Portugal, já apontadas desde as últimas décadas do século XIX e XX, sua estreita relação com a democratização do acesso à escola e a universalização. Percebe-se a necessidade de se pensar na centralidade da escola, sem contudo, esquecer a concepção de outros espaços de educaçao, um saber além daescola, capaz de assumir as responsabilidades educativas, definindo o papel da aprendizagem como essencialmente escolar, também a necessidade do entendimento de um outro modelo escolar, de um pensamento novo, pautado em novos modos de organização do trabalho escolar,buscando um currículo voltado para a integralidade do conhecimento, a interdisciplinaridade e a contextualização, que busquedesenvolver o pensamento crítico, no qual sugere a ruptura com o modelo tradicional, não permitindo à educação permanente, salvo seus benefícios permeie como salvação para a crise existencial da escola.

Neste contexto da qualidade da formação docente, o paradigma do professor reflexivo, o seu processo de adaptação às escolas, com acompanhamento pedagógico na transição entre a formação inicial e avida profissional, seguido de uma política de valorização, incentivo e estímulo aos méritos profissionais docentes, assegurando assim, a permanência destes profissionais em seus locais de trabalho, mesmo após a aquisição de novos saberes.

Para que os resultados na educação de Portugal, que são ainda baixos, tendo uma herança de atraso educacional, apesar dos altos investimentos noticiados pela...
tracking img