Entrevista com antonio novoa

Páginas: 17 (4023 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2013
ENTREVISTA: PELA EDUCAÇÃO, COM ANTÓNIO NÓVOA
HENRIQUE MANUEL S. PEREIRA E MARIA CRISTINA VIEIRA


RESUMO: Esta entrevista, baseada no Dicionário de Educadores Portugueses (2003). O autor comenta e analisa criticamente as concepções do ensino de Portugal, os problemas e as dificuldades desse ensino, preocupando-se com a construção de uma pedagogia nova, um pensamento novo, tendo como base ainteratividade e a abrangência, que seja centrada na aprendizagem, na perspectiva criativa, crítica e autônoma, no poder transformador da ação humana, em conjunto com a família e a sociedade, em contraposição com o paradigma tradicional pedagógico. Contempla, nesse contexto, a crise da escola na sociedade atual. Diante desta “sociedade de informações’, do “transbordamento” em que se encontram oscurrículos escolares, da necessidade de saber o que realmente se quer da escola e medidas para se “enxugar” os currículos. Ressalta-se ainda a necessidade de uma formação adequada de docentes, em consonância com suas realidades por meio da pedagogia crítica, como também a necessidade de um acompanhamento deste professor na fase de transição entre a formação inicial e a vida profissional, ladeada poruma política de valorização e reconhecimento dos méritos profissionais, a fim de manter esses professores em seus locais de trabalho, mesmo depois de adquirirem novos saberes. Relatam-se os investimentos na educação de Portugal, sua relação com os resultados, poucos satisfatórios, a crescente abertura do ensino superior a um público “sênior”, com medidas a serem tomadas no intuito de garantir oacesso, o ingresso e a permanência desse público na faculdade. Ressalva-se sugerindo algumas medidas na educação, como políticas locais, currículos diversificados, reorganização do trabalho escolar, diferenciação pedagógica, investimentos sustentados e coerentes com a realidade de cada escola, bem como o fortalecimento da autonomia escolar, medidas necessárias para a efetivação de uma pedagogiacrítica e de melhores resultados para o ensino de Portugal.


Palavras-Chave: Campo Educativo. Prática Educativa. Pensamento Novo. Educação Permanente. Pedagogia Nova. Autonomia Escolar.









SUMÁRIO

1 ANÁLISE DA ENTREVISTA 03
2 ANÁLISE DE CONTEÚDO DA ENTREVISTA 05
3 ANÁLISE DESCRITIVA DA ENTREVISTA 32
4 CONCLUSÃO CRÍTICA 33





















1.ANÁLISE DA ENTREVISTA:


A entrevista de Antonio Nóvoa, que trata das crises do sistema de ensino de Portugal, já apontadas desde as últimas décadas do século XIX e XX, sua estreita relação com a democratização do acesso à escola e a universalização. Percebe-se a necessidade de se pensar na centralidade da escola, sem contudo, esquecer a concepção de outros espaços de educaçao, um saber além daescola, capaz de assumir as responsabilidades educativas, definindo o papel da aprendizagem como essencialmente escolar, também a necessidade do entendimento de um outro modelo escolar, de um pensamento novo, pautado em novos modos de organização do trabalho escolar,buscando um currículo voltado para a integralidade do conhecimento, a interdisciplinaridade e a contextualização, que busquedesenvolver o pensamento crítico, no qual sugere a ruptura com o modelo tradicional, não permitindo à educação permanente, salvo seus benefícios permeie como salvação para a crise existencial da escola.

Neste contexto da qualidade da formação docente, o paradigma do professor reflexivo, o seu processo de adaptação às escolas, com acompanhamento pedagógico na transição entre a formação inicial e avida profissional, seguido de uma política de valorização, incentivo e estímulo aos méritos profissionais docentes, assegurando assim, a permanência destes profissionais em seus locais de trabalho, mesmo após a aquisição de novos saberes.

Para que os resultados na educação de Portugal, que são ainda baixos, tendo uma herança de atraso educacional, apesar dos altos investimentos noticiados pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do conteudo da entrevista de antonio novoa
  • Antonio Novoa
  • Antonio novoa
  • António de Sampaio da Nóvoa
  • Antônio Novoa
  • “O regresso dos professores”
  • Palestra de Antônio Nóvoa
  • PROFESSORES IMAGENS DO FUTURO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!