Enquadramento juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENQUADRAMENTO JURIDICO SOBRE AVALIAÇÃO DE RISCOS

A avaliação de riscos permite aos empregadores tomar medidas necessárias para proteger a segurança e a saúde dos seus trabalhadores. Isto pode-severificar no Código do trabalho Lei nº7/2009 de Fevereiro e no Regime Jurídico da promoção da Saúde no Trabalho, Lei nº102/2009 de 10 de Setembro.

O código do trabalho evidência em alguns dos seusartigos, a avaliação de riscos de forma mais ou menos directa. O artigo 127º refere que o empregador tem obrigação de prevenir riscos e doenças profissionais tendo em conta a segurança e saúde dotrabalhador, deve facultar aos trabalhadores informação e formação adequada no que refere à prevenção de acidentes, riscos ou doenças profissionais. Numa frase o empregador segundo a lei deve adoptarmedidas no que refere à segurança e saúde no trabalho, protegidas na lei, designadamente na avaliação de riscos.

Ainda no código de trabalho os artigos 281º, 282º, 283º, refere princípios gerais desegurança e saúde no trabalho, segundo as actividades executadas, aplicando medidas de prevenção, pois apostando na prevenção é uma mais-valia para diminuir acidentes de trabalho, e reduzir os riscosda exposição aos diversos agentes, nos variados sectores de actividade.

A Lei 102/2009 de 10 de Setembro nos artigos 5º, 6º e 15º refere princípios gerais e sistema de prevenção de riscosprofissionais e que a Segurança e Saúde no Trabalho, tem de ser preocupação de trabalhadores e empregadores, sendo uma das principais obrigações do empregador proporcionar as melhores condições no local detrabalho salvaguardando a segurança e saúde dos trabalhadores.

A prevenção dos riscos profissionais deve ser correcta e permanente de modo a avaliar os riscos/acidentes que possam ocorrer e serdesenvolvida segundo princípios, politicas, normas e programas.

Após consulta da lei “7/2009 Do C.T” e da lei “102/2009 RJPSST” posso concluir que ambas têm por objectivo a promoção e prevenção...
tracking img