O homem e o mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O HOMEM E O MUNDO DO TRABALHO

Por que trabalho e realização parecem estar em eterno conflito?

Vou relatar informações que julguei interessante sobre este assunto que possível muitas opiniões diferentes com fundamentos diferenciados.

O Conflito entre Trabalho e Realização.

O homem realizado, no sentido absoluto, não existe. Tanto a felicidade como a realização, consideradas absolutas,não são propriedades do ser humano. É a busca incessante da realização que permite ao homem transformar o seu meio natural, fazer história e instituir o trabalho.
Se por trabalho entendemos toda atividade do homem transformando a natureza, a relação entre trabalho e realização humana parece evidente.
Essa relação é tão antiga quanto a história da humanidade.
Mas de fato, há um conflito entretrabalho e realização. Esse deve-se ao fato de o homem ter organizado a sociedade de tal forma que, para a maioria dos indivíduos, o trabalho que fazem não são projetos seus, como também não são seus os frutos dos esforços.
Nessas circunstâncias, longe de ser sinônimo de criação e de transformação o trabalho que desenvolvem torna-se opressivo e estafante. , conciliar às expectativas, interesses,desejos, vontades e sonhos tanto do dono da empresa (ou o acionista), bem como das pessoas: os trabalhadores este desafio é, em muitos casos, uma tarefa quase que impossível visto que, muitas das vezes, essas expectativas são distintas, ou, em alguns casos, diametralmente opostas.
O ser humano é o único ser vivo capaz de realizar sonhos. Só para citarmos um: o sonho de voar.O homem não tem - emseu equipamento biológico - qualquer condição de voar. Porém, a partir de sua capacidade de sonhar e empreender criou o avião e os outros instrumentos que possibilitam que o homem voe.
Por outro lado, trabalho é um fazer do homem. Só o homem trabalha de todas as espécies animais. Porém, e por outro lado, alguns povos da Antigüidade tinham o trabalho como algo impuro, indigno e desprezível. Otrabalho não era uma atividade digna do homem livre. Cabia aos escravos as tarefas diárias, ou melhor, o trabalho.

A sociedade era dividida em animal laborans e o animal rationale. Acreditava-se, na época, que o animal laborans era, realmente, uma das espécies animais que viviam na Terra, na melhor das hipóteses a mais desenvolvida.
Se continuarmos progredindo na história, chegaremos à Idade Média.Lá o trabalho era visto como servidão. Onde os homens punham-se sob a proteção dos senhores da terra, prestando-lhes homenagens. È bom lembrar que a atividade produtiva era análoga às da Antigüidade Grega (ou Clássica). O que diferenciava uma da outra é que, na Idade Média, o trabalho era visto como um bem árduo, mas um bem.

O trabalho só vai receber um aspecto diferente e inovador com JoãoCalvino, que professa que o homem se salva, independentemente de suas obras. O homem deve viver o cristianismo no mundo através de uma moral rígida de simplicidade, trabalho e honestidade.
Através da Reforma Protestante, Calvino prega que o sucesso no trabalho e nos negócios deverá ser através de uma nova ética religiosa do trabalho. O Calvinismo revoluciona à medida que associa sucesso e trabalhocom a benção divina.
No século XVIII, o inglês Adam Smith, afirma que a riqueza não tinha origem no mercantilismo, mas do trabalho. Com esta afirmação, Smith contraria os interesses do clero e da nobreza, que desprezavam o trabalho; e foi além, afirmou que para o trabalhador ter um pensamento mais ágil (para dar conta do processo produtivo) era necessário investir em educação básica para todos.Outra revolução, quanto à percepção do trabalho, é a encontrada em Karl Marx que identifica o trabalho não só como fonte de todo valor, mas principalmente o seu caráter social..Como se pode ver - neste "passeio" rápido pela história do Homem e sua relação com o Trabalho - a concepção de trabalho sofre muitas transformações (social, política, religiosa, econômica, etc.) através dos séculos, bem...
tracking img