Energia da biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VESTIBULAR 2012

PRoVA dE ConhECImEnToS ESPECífICoS E REdAção
18.12.2011

003. Ciências da natureza e matemática
(Questões 13 - 24)
 Confira seus dados impressos na capa deste caderno.  Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação no corpo deste caderno acarretará a anulação da prova.  Esta prova contém 12 questões discursivas e terá duraçãototal de 4h30.  A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta.  A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora do local indicado.  Os rascunhos não serão considerados na correção.  O candidato somente poderá entregar este caderno e sair do prédio depois de transcorridas 2h15, contadas a partirdo início da prova. VESTIBULAR 2012

Assinatura do Candidato

não ESCREVA nESTE ESPAço

Questão 13
Basta lembrar que todas as grandes nascentes do Brasil, como as dos rios São Francisco e Amazonas e da Bacia do Paraná, estão em áreas de Cerrado. Elas existem porque o Cerrado, pelas características da própria vegetação (…) e solo (…), retém grande quantidade de água. Por isso, porexemplo, a substituição artificial do Cerrado do Brasil Central por algum tipo de agricultura, principalmente uma monocultura, pode comprometer – e muito – a reposição da água subterrânea que mantém essas nascentes.
(Osmar Cavassan. Jornal UNESP, novembro de 2010. Adaptado.)

Cite uma característica das árvores e arbustos do cerrado que permita a essa vegetação acesso à água, e explique por quealgumas monoculturas poderiam comprometer a reposição da água subterrânea nesse bioma.

RESoLUção E RESPoSTA

CoRREção

REVISão

3

VNSP1108/003-CE-CiêncNatMatemática

Questão 14
Dona Júlia iria receber vários convidados para o almoço do domingo, e para isso passou boa parte da manhã lavando vários pés de alface para a salada. Para manter as folhas da alface tenras e fresquinhas, donaJúlia manteve-as imersas em uma bacia com água filtrada. Contudo, ao final de um bom tempo com as mãos imersas na água, a pele dos dedos de dona Júlia, ao contrário das folhas de alface, se apresentava toda enrugada.

Folha de alface tenra por permanecer na água, e detalhe de dedo enrugado por contato prolongado com a água.

Considerando a constituição da epiderme e as diferenças entre as célulasanimal e vegetal, explique por que as folhas da alface permanecem tenras quando imersas na água e por que a pele humana se enruga quando em contato prolongado com a água.

RESoLUção E RESPoSTA

CoRREção

REVISão

VNSP1108/003-CE-CiêncNatMatemática

4

Questão 15
Os indivíduos não são coisas estáveis. Eles são efêmeros. Os cromossomos também caem no esquecimento, como as mãos num jogode cartas pouco depois de serem distribuídas. Mas as cartas, em si, sobrevivem ao embaralhamento. As cartas são os genes. Eles apenas trocam de parceiros e seguem em frente. É claro que eles seguem em frente. É essa a sua vocação. Eles são os replicadores e nós, suas máquinas de sobrevivência. Quando tivermos cumprido a nossa missão, seremos descartados. Os genes, porém, são cidadãos do tempogeológico: os genes são para sempre.
(Richard Dawkins. O gene egoísta, 2008.)

Considerando a reprodução sexuada, explique o que o autor do texto quis dizer ao comparar cada cromossomo, e o conjunto cromossômico de uma pessoa, às mãos de cartas que se desfazem assim que são distribuídas. Considerando o mecanismo de duplicação do DNA, explique a afirmação de que os genes são para sempre.

RESoLUçãoE RESPoSTA

CoRREção

REVISão

5

VNSP1108/003-CE-CiêncNatMatemática

Questão 16
Considerando a utilização do etanol como combustível para veículos automotores, escreva a equação química balanceada da sua combustão no estado gasoso com O2 (g), produzindo CO2 (g) e H2O (g). Dadas para o etanol CH3CH2OH (g) a massa molar (g·mol–1) igual a 46 e a densidade igual a 0,80 g/cm3, calcule...
tracking img