Energia biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biomassa & Energia |
Coparticipação da Energia Eletrica através de Biomassa para o Sistema Elétrico Nacional |
O presente trabalho transcreve um pouco o que vem sendo feito e discutido em relação à temática da biomassa e sua cogeração de energia para o sistema elétrico nacional |
26/11/2011
26/11/2011

Autores:
Carlos Augusto Ferne Guazzelli
João Carlos Adriano Batista
Roger BonaparteProfessora Orientadora: Ângela Teixeira Neto

UFABC - Universidade Federal do ABC. Rua Santa Adélia, 166. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil

Resumo

O presente trabalho transcreve um pouco o que vem sendo feito e discutido em relação à temática da biomassa e sua cogeração de energia para o sistema elétrico nacional.

Palavras chave: Biomassa

Energia de biomassa

Do ponto de vista da geraçãode energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustível ou para a sua produção.
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas é resultado de várias transformações que requerem milhõesde anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam em curto prazo.

Brasil e a energia renovável

O Brasil tem uma tradição muito longa no uso de energia renovável. Um olhar sobre a oferta de energia primária em 2002 mostra que 40,8% foram de energia renovável com energia hidrelétrica contribuindo com 13,6% e debiomassa com 27,2% (MME, 2003). Embora o potencial hidrelétrico ainda esteja longe de serem esgotados, os demais sítios a serem explorados são em sua maioria localizados na região amazônica, onde a construção de grandes usinas, certamente, enfrentar graves problemas económicos e ambientais. O maior programa de combustível renovável no mundo é o Pro-Álcool brasileiro que produz cerca de um terçodos veículos comerciais ligeiros (ciclo Otto) de combustível. Todo o etanol, isto é, derivado de biomassa - cana-de-açúcar. Além disso, 40% do carvão utilizado nas usinas de aço é o carvão, na sua maioria produzida de madeira de florestas plantadas. Madeira também é a matéria-prima para uma das maiores indústria de celulose e papel no mundo. Em resumo, o açúcar de cana e madeira é plantado em cercade 10 milhões de hectares, o que representa cerca de 20% da área plantada no Brasil, mas menos de 3% do total de terra arável país.
Petróleo, carvão e gás natural representam 43,2%, 6,6% e 7,5% do fornecimento de energia, respectivamente.
Breve visão do PROINFA - Programa de Incentivo a Fontes Alternativas

Um excelente suporte tem sido dado à energia renovável pelo Congresso aprova a LeiFederal n º 10.438, em 26 de Abril de 2002, que cria uma reserva de mercado para a energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas (até 30 MW) e biomassa. Esta lei criou o PROINFA - Programa de Incentivo Fontes Alternativas uma (Programa de Incentivo às Fontes Suplente). A implementação do PROINFA está prevista em duas fases:
Fase 1 - Inserção de 3300MW de energia renovável até 2006, divididos daseguinte forma:
Energia eólica: 1100 MW (2890 GWh / ano)
Pequenas centrais hidrelétricas: 1.100 MW (5.780 GWh / ano)
Biomassa: 1100 MW (6750 GWh / ano)
Fase 2 - Após 2006, 15% da geração de energia nova tem que vir de fontes renováveis ​​ até atingir uma quota de 10% do consumo total de energia elétrica. Espera-se que isso vai representar mais de 16 mil MW de energia renovável adicionadoentre 2006 e 2019.
As expectativas deste programa são realistas com base na estimativa potencial de energias renováveis, os impactos sobre os custos de energia e o compromisso do Brasil com energia renovável e redução de emissões de Gases Efeito Estufa.
Espera-se que o açúcar / etanol usinas terão a maior participação na geração de energia de biomassa com a adição de energia excedente capacidade de...
tracking img