Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO EM LIDERANÇA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Endomarketing
Somos mais produtivos quando gostamos do que fazemos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Escola de Educação Profissional São Pelegrino, como parte da exigência do Curso em Liderança, para obtenção do certificado.

Susane Borkovski

Orientador: Prof. Volnei Trintinaglia

Veranópolis, 07 de Julho de2011.

“Não há nenhum segredo para o
sucesso. É o resultado de preparação,
trabalho duro, e aprender com o fracasso.”

Gen. Colin L. Powell

Sumario

INTRODUÇÃO 4
1. Endomarketing 6
2.1 Abordagem Historica 6
2.2 Definições do Endomarketing 7
2.3 Visão atual do Endomarketing 9
2. Endomarketing na empresa 10
3. A importância da produtividadeatravés do endomarketing 13
4. Liderança e endomarketing 14
5. O que se espera da liderança no endomarketing 15
6. Marketing interno gerando comprometimento organizacional 16
7. Endomarketing e a visão externa da organização 18
8. Endomarketing como estratégia de trabalho 19
9. Endomarketing e nossa realidade 20

CONCLUSÃO 22
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 24Introdução

Com o avanço tecnológico, o cenário comercial esta cada vez mais competitivo. Novas técnicas e conceitos surgem com o passar do tempo, o que ontem era conveniente hoje já não é mais suficiente, e conseqüentemente o mundo dos negócios se torna mais audacioso e exigente.
As expectativas do publico em relação as empresas também se tornam mais exigentes, com isso surge uma preocupação cada vezmaior dos empreendedores para cativar mais seu publico alvo. Para almejar clientes fidelizados, as empresas precisam de lideres capazes de progredir sobre uma serie de fatores e acentuar sua visão objetiva para atingir as metas estipuladas.
As grandes corporações estão preocupadas em como se tornar competitivas e manter-se no mercado. E para tanto e necessário informação e conhecimento.
A partirde então nasce uma nova preocupação, que é a valorização do cliente interno, pois é deles que são constituídas as empresas, são eles que tornam seus objetivos possíveis, portanto é necessário proporcionar um ambiente favorável a produtividade , que correspondam as necessidades das organizações.
O endomarketing é uma ferramenta que, se bem trabalhada, é capaz de garantir um ambiente de valorizaçãoe motivação para os funcionários. Deve ser trabalhado de maneira estratégica e que de forma que estimule a colaboração e o comprometimento do colaborador. Para que isto aconteça, é necessário que se compartilhe os objetivos e a missão da empresa com o publico interno.
Mas como criar um ambiente de ligações afetivas de qualidade em um cenário empresarial?
A escolha das ações corretas e meioseficientes deve ser feita de acordo com a realidade de cada empresa. Isso é de grande importância para o sucesso de um programa de endomarketing.
O objetivo deste trabalho é mostrar os benefícios que se podem atingir quando o marketing interno estiver aliado a estratégia organizacional, criando valores de comprometimento que o impulsionam a trabalhar com engajamento, fazendo com que a organizaçãotenha diferenciais competitivos.
Com este estudo, apresentaremos as melhores praticas e ações do endomarketing, demonstrando a importância desta ferramenta para valorização e satisfação do publico interno e obtendo os resultados planejados pela organização.

1. ENDOMARKETING

2.1 Abordagem histórica

Não há um registro oficial sobre a criação do endomarketing, porém acredita-se quetenha surgido no Brasil na metade da década de 80 e se expandido no inicio da década de 90. A preocupação com o comportamento ético das organizações, os conceitos de globalização, terceirização, reengenharia, qualidade total, dentre outros, mostravam-se crescentes, e acabavam gerando conflitos entre empresas e sindicatos, fazendo com que estes buscavam maior competência em relação a...
tracking img