Endomarketing fiat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltadas para seu publico interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupodentro de seus stakeholders e acaba esquecendo dos principais a serem atendidos, seus colaboradores internos, e é pensando nesses colaboradores e no quanto eles sãoimprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, muitas delas estão apostando no Endomarketing .
Uma empresa que investiu e investe no endomarketing e a FIAT e tem dadoresultados.
A FIAT foi fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de julho de 1899, na Italia. No Brasil a FIAT está instalada desde 1973 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ehoje lidera a produção e as vendas no mercado do país, tornando-se a mais importante unidade produtora fora da Italia. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos doGrupo no mundo. Ao fim de 2010 a FIAT anunciou que terá, além da planta em Betim, uma planta na cidade de Goiana, estado do Pernambuco, com capacidade para montar mais 200mil carros/ano, tornando assim a capacidade produtiva da Fiat no Brasil na casa dos 1.200 milhão carros por ano.
Na Fiat, o Endomarketing faz parte da vida não só dofuncionário, como de sua família também. A montadora oferece festas de debutantes para as filhas de seus colaboradores e festas de bodas para aniversários de casamento. Alémdisso, a empresa oferece test-drive aos funcionários. Afinal, o colaborador é o primeiro cliente da montadora.
Podemos observar que a motivação da Fiat em oferecer festas dedebutantes e bodas para aniversário de casamento, estímula os colaboradores e satisfazem a necessidade de auto estima dos mesmos, se relacionarmos à pirâmide de Maslow
tracking img