Texto o homem cordial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CAMPUS DE BELO HORIZONTE
FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS “TANCREDO NEVES”
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos -
Ênfase naAdministração Pública

Professor: Henrique Quites

Aluna: Luciana Monteiro


Responda as questões abaixo, com base no texto de Sérgio Buarque de Holanda, “O Homem Cordial”

1) O autor, fazendoalusão a Joaquim Nabuco, afirma que “em nossa política e em nossa sociedade (...) são os órfãos, os abandonados que vencem a luta, sobem e governam.” Analise e comente tal afirmação.




Deacordo com o texto o que vemos é uma mistura de Estado e interesses pessoais, uma mistura do Público e o privado. Segundo ele “Quando os jovens eram transplantados para longe de seus pais, elesassumiam um senso de responsabilidade, que até então lhes fora vedado”.
Eles passariam então a ter uma visão mais igualitária, mais humanista e menos pessoal da administração publica. Aprenderiam atrilhar o próprio caminho, sem tornar o público como algo individual.




2) Relacione o traço da “cordialidade” em nossa personalidade e a busca da realização de interesses públicos. Ainda épossível acreditar na busca espontânea e gratuita do “bem comum” ou devemos compartilhar a ideia de que nossa cultura nos faz enxergar o público, como se privado fosse?

Sendo o brasileiro fruto deuma criação patriarcal, levou consigo este traço para o lado público. Tornando-se difícil separar o vinculo de laços familiares quando este passa a ser um cidadão.
Seu tratamento é cordial, poisprecisa criar laço de intimidade, de pessoalidade em suas relações. A família, nesse caso, é que fornece parâmetros à formação do Estado. Os homens públicos são moldados no círculo doméstico em que laçossentimentais e familiares são transportados para o ambiente do Estado.
O Estado, no entanto precisa superar a ordem doméstica e familiar e trocar a relação emocional pela racional em favor de um...
tracking img