Encontro marcado com a loucura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
ENCONTRO MARCADO COM A LOUCURA
A autora do livro foi convidada para dar aulas de Psicopatologia pelo Dr. Jose Vilson dos Anjos, com a proposta de criar novos métodos de ensino inserindo uma atuação ativa dos estudando de psicologia na pratica hospitalar.
A proposta seria que levasse em conta a característica principal do povo brasileiro: mestiçagem, não sendo levando em conta somentea psicopatologia, mas todo o conhecimento que abrange a historia dos pacientes. Tirando a ideia de exclusão, conscientizando a população de que somos herdeiros de outras etnias e culturas sendo assim,  um grande fator que determina a nossa maneira de existir.  .
A autora diz que ao falar de método mestiço, incluindo brancos, negros e índios  é uma excelente maneira de trabalhar para que possamosentender a diversidade que esta em nossa volta. Conscientizar os alunos que há diversas maneiras de existir, que pode haver o movimento de inclusão do ‘diferente’ no meio e que a psicose é um sofrimento muito grande, ampliando a visão dos alunos em sair somente da pratica clinica de atuação. Com isso resgata a importância da cultura e da diversidade, na saúde mental.
O trabalho é deressocialização dos pacientes crônicos a sua família e ao meio que convive com o programa Serviço Social do Hospital, considerando a cultura de cada um.
Aceitar o paciente tal como ele apresenta. A doença mental deixa de ser um mito e passa a ser uma expressão passível de compreensão.
O Grupo que trabalha com essa nova abordagem era da UNIP e da PUC, fazendo parte de suas grades curriculares com a inclusãode aulas praticas. 
A teoria que sustentava esse trabalho era de Freud, Melanie Klein, Bion e de outros autores franceses. 
A forma de ensinar seria os alunos na pratica com o objetivo de ir construindo uma compreensão mais aguçada sobre a doença mental e o conhecimento do psicodiagnostico psicopatológico. O desenvolvimento do curso de baseia em: Conhecer, pensar, dizer, saber e fazer.Integrando as teorias com a prática incluindo as experiências emocionais presentes das relações paciente-profissional. 
Sendo esse o objetivo do livro, compartilhar as reflexões de ensino sobre Psicopatologia. 
Capítulo 1
A história de Maria
Maria 30 anos e natural da Bahia. Mudou para São Paulo para mudar de vida, trabalhando como empregada domestica e costureira. E atualmente esta desempregada.Há dois anos ficou viúva e tem uma filha de seis anos. 
Maria começou a ficar triste, com insônia e não teve mais vontade de sair da cama e escuta vozes dizendo que ela deveria se matar e assim, tentou o suicídio. Tomou veneno de rato e tem medo de acabar virando um. Esta internada e não escuta mais vozes, mas tem medo de sair do hospital com receio de que comece tudo de novo.
O medicodiagnosticou como depressão com sintomas psicóticos.  
Esse impacto de não continuidade deixou Maria perplexa, devido à morte de seu marido, devem trabalhar sem esquecer-se da prevenção da filha que também perdeu o pai.
Será o remédio o melhor caminho?
Maria, segundo Bion, precisa de alguém que a ajude a pensar nas questões que são vividas no agora. 
Concepção mítica e desenvolvimentos posteriores.A questão do que é considerado normal ou anormal é muito complexa e tem sido estudo em diversas áreas da ciência, como a Antropologia, a Sociologia, a Psiquiatria, a Psicologia e etc.
Para compreender é necessário entender o processo histórico que forma tais concepções entendendo também o seu momento histórico cultural. 
Os primeiros registros sobre a loucura se forma na Grécia Antiga.Homero apresenta suas obras com enfoque mitológico-religiosos da loucura, sendo a loucura um ato determinado pela ação dos deuses ou pela perda da razão.
Sendo essa a primeira concepção de loucura: modelo mitológico-religioso.
Até nos duas atuais, ainda encontra pessoas atribuindo sua etiologia a perturbações causadas por espíritos.
Após isso, com o surgimento de outros filósofos, tem...
tracking img