Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMILA LORDELO PEIXINHO LIMA
FABRICIO INOCÊNCIO PEREIRA
IVAN SANTOS LEAL
IVANNA CORREA PEDROZZELLI
LETÍCIA BOTELHO RIBEIRO
PRISCILA MAIA GONÇALVES






O PERFIL EMPREENDEDOR DOS TAXISTAS DA COOPERATIVA ABC RADIO TAXI











DIADEMA
2012
CAMILA LORDELO PEIXINHO LIMA
FABRICIO INOCÊNCIO PEREIRA
IVAN SANTOS LEAL
IVANNA CORREAPEDROZZELLI
LETÍCIA BOTELHO RIBEIRO
PRISCILA MAIA GONÇALVES






O PERFIL EMPREENDEDOR DOS TAXISTAS DA COOPERATIVA ABC RADIO TAXI

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração da UNIESP – Faculdade Diadema, sob orientação da Prof.º Msc Sergio Roberto da Silva..






DIADEMA
2012SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I – O Empreendedorismo
1.1 Características Empreendedoras...........................................
1.2 Perfil Empreendedor..............................................................

CAPÍTULO II –

CAPÍTULO III –

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
















INTRODUÇÃO


O presente estudo tem como objetivo analisaro perfil empreendedor dos taxistas da cooperativa ABC radio taxi, visando identificar a tendência empreendedora que compõem o perfil. Buscando resposta para a seguinte questão: Quais são as tendências empreendedoras dos taxistas da cooperativa ABC radio taxi?

Levando em consideração a percepção dos taxistas quanto a assumir riscos, quanto a inovação, quanto a rotina do dia a dia ecaracterísticas especificas de cada empreendedor. Analisando as hipóteses de muita tendência, pouca tendência, tendência, não saberem e não ter nenhuma tendência empreendedora. Onde justificaremos qual o grau de tendência empreendedora dos cooperados.

A pesquisa será descritiva de caráter exploratório. A amostra foi formada por 145 taxistas associados a Cooperativa ABC radio taxi com sede localizada emSanto Andre, São Paulo.

O processo de coleta de dados foi realizado através de um questionário com base no teste TEG – Tendência Empreendedora Geral, desenvolvido na Unidade de Formação Empresarial e Industrial da Durham University Business School – Durham,
Inglaterra. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário composto de 54 questões, que visam avaliar as características acimarelacionadas, onde o respondente assinala concordo plenamente, concordo parcialmente, concordo, não sei, discordo, discordo parcialmente e discordo plenamente.







CAPITULO I

EMPREENDEDORISMO

1.1 CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedor tem origem francesa (entrepeneur), e segundo Ducker (1991, p 54) especula-se que foi usada pela primeira vez pelo economista irlandêsRichard Cantillon em 1725, ele foi uma das primeiras pessoas a diferenciar o empreendedor do capitalista. Sendo assim a diferenciação se deu por empreendedor sendo uma pessoa que assume riscos, e o capitalista que visa a disponibilização de capital. No século XVII o empreendedor realizava contratos junto ao governo para fornecedor produtos e serviços. A partir disto começava-se o início do trabalhoempreendedor e sua característica de assumir riscos. No século XVIII o conceito de empreendedor e capitalista foram claramente diferenciados. Há indícios que as definições se deram por conta do início da industrialização que ocorria naquela época, mais conhecida como Revolução Industrial. Se pensarmos na evolução humana, já se tinha empreendedores muito antes disto, pois o homem primitivo jádesenvolvia ferramentas com o objetivo único de melhorar a caça de animais. Muitos anos se passaram e com isso o empreendedor deu um salto muito grande, pois já se tinha com a civilização antiga uma melhora significativa, como os egípcios, que trabalhavam durante anos para construir as famosas pirâmides do local, sem contar a quantidade de pessoas que trabalhavam no desenvolvimento desse projeto, cerca...
tracking img