Empreendedor em uma pequena cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A presente produção textual pretende desenvolver uma discussão para os Fundamentos de Administração III , a atividade é individual onde realizei pesquisa , entrevista com um empresário ,
para atender o que foi solicitado nas disciplinas Metodologia da Pesquisa Cientifica, Estatística, Psicologia Organizacional, Direito empresarial, contabilidade deCusto.
A pesquisa foi realizada com o empresário Walfredo Costa dono da Drogaria Bom Jesus, fundada em 25 de maio de 2012, a empresa foi criada com intuito de atender a necessidade população de uma cidade no interior da Paraíba com pouco menos de 18 mil habitantes.



2 DESENVOLVIMENTO
A entrevista foi realizada com o Senhor WCB, empresário, casado, pai detrês filhos, iniciou seu negocio em Araruna-PB. Ele fazia um curso superior em licenciatura, mais parou , pois viu que não era aquilo que ele gostava, participou de vários cursos e realizou muitos treinamentos na área de administração em suas varias ramificações, segundo o entrevistado foi um grande passo para o sucesso de seu empreendimento.
Primeiramente, o entrevistado relatou que aideia de abrir seu próprio negócio surgiu pela deficiência nesse ramo na pacata Araruna, pois percebeu a deficiência do ramo na cidade, averiguando que as pessoas tinham que deslocar-se para outras cidades para adquirir o que estava precisando. E diante desta deficiência, surgiu a oportunidade e a chance de montar seu próprio negócio. Com todo este espírito empreendedor, sua principal motivação foiser independente, ser seu próprio patrão. Como enfatiza Dolabela (1999):
Os empreendedores também surgem de diversas formas, desde os involuntários, também conhecidos como empreendedores por necessidade, representados principalmente por recém-formados e por trabalhadores demitidos de corporações e órgãos públicos em virtude de reestruturação, fechamento, privatizações, fusões, etc., até àquelesque sempre almejaram se tornar empreendedores. Estes são os chamados empreendedores por oportunidade. (DOLABELA, 1999).

Para o porte da cidade e a necessidade dos clientes os produtos oferecidos são suficientes, indicaria que o dono foque em sua graduação em administração para melhor desempenho na empresa.
O empreendedor é um grandeavaliador de oportunidades, encorajado pelo desejo de mudança pessoal e profissional, motivado pela força de vontade e pela busca do sucesso, onde toda incerteza torna-se certeza porque ele sabe aonde quer chegar. A drogaria Bom Jesus é do ramo do comércio, encaixado no setor terciário da economia, os principais produtos são medicamentos monitorados e liberados, artigo de higiene pessoal, perfumaria,linha hospitalar,fraudas, cosméticos e compostos químicos. A empresa foi fundada em 25 de maio de 2002, com o intuito de fazer um atendimento diferenciado e oferecer aos seus clientes e amigos um leque de produtos emergenciais para toda população.Não há sócios é uma empresa privada individual de pequeno porte.
No processo de decisão o ponto fundamental foi a escolha do pontocomercial, pois, a localização do comércio precisa ser num ponto estratégico. Depois veio a busca da estrutura, que contamos com área arejada e climatizada, recepção do cliente, dividida em espaços para estoque, layout para medicamento que são restrito com acesso só para os funcionários e a parte de cosméticos, higiene pessoal e entre outros setores, contamos com computadores, telefones,balcões,prateleiras, vitrines. O colaborador sentirá importante se for motivado, fazemos premiações se atingirem as metas impostas para cada setor, incentivos, bonificações e até uma boa convivência a equipe trabalha em sintonia.
O número de funcionário cresceu 100 % desde sua inauguração, hoje conta com 06 funcionários que são balconistas, farmacêutico, eu fico com a parte administrativa com...
tracking img